São Paulo, terça-feira, 22 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Altman vence o 'Oscar Independente'

ANA MARIA BAHIANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Short Cuts - Cenas da Vida", de Robert Altman, foi o principal vencedor do Independent Spirit Awards, o Oscar da produção independente americana, distribuído durante um almoço no teatro Palladium, em Hollywood, no sábado, dia 19.
"Short Cuts - Cenas da Vida" foi escolhido como melhor filme, melhor roteiro e melhor direção. "O Piano" venceu como melhor filme estrangeiro, e "El Mariachi" –um thriller rodado por US$ 7 mil pelo estreante Robert Rodriguez, de 25 anos– foi escolhido como melhor filme de estréia. Jeff Bridges (por "Nada a Perder") e Ashley Judd (por "Ruby in Paradise) venceram nas categorias "ator" e "atriz".
Jim Jarmusch foi homenageado pelo conjunto de sua obra com o troféu John Cassavetes. Visivelmente sem graça, Jarmusch confessou que "hesitou muito" em aceitar o prêmio, "ainda mais por que tem o nome de John Cassavetes. Me pareceu uma coisa auto-indulgente, excessiva. "Mas depois me lembrei de algo que o próprio Cassavetes sempre disse: 'uma das principais características de um diretor é não saber nada'. Eu certamente posso entender isso."
Robert Shaye, presidente da produtora e distribuidora independente New Line, recebeu o prêmio Findie –Friends of the Independents– apresentado por Oliver Stone, que descreveu a New Line como "uma espécie de estação intermediária para delinquentes juvenis –cada um tem ao menos uma chance de provar seu valor. Quem falha, volta para a cadeia, mas quem prova suas qualidades segue em frente para as Warners da vida."
O conceito do filme independente como uma espécie de vestibular para o estrelato foi, contudo, veementemente negado pelo presidente do Independent Feature Project, Jonatham Wacks. "Um filme independente é uma entidade em si mesma, não um ensaio para o jogo principal", disse Wacks. "Ele é uma forma diferente de olhar, é financiado, produzido e rodado de modo diferente. Ele é uma alternativa, uma resposta ao cinema dos grandes estúdios. Um grito de revolta diante do comercialismo dos grandes estúdios."
O Independent Spirit Awards é conferido anualmente pelo Independent Feature Project desde 1986 e, há três anos, vem se tornando um dos eventos mais importantes da temporada de prêmios do cinema que marca os primeiros três meses de cada ano em Los Angeles. Vencedores no passado incluem Jodie Foster, Steven Sodebergh, Gus Van Sant, Anjelica Huston e River Phoenix (homenageado, este ano, com um tributo especial).

Texto Anterior: Robert Redford filma livro "cult" de Nova York
Próximo Texto: 'Terra Bruta' observa dilaceração americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.