São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compaq usa U$S 15 mi para se instalar no país

DA REPORTAGEM LOCAL

A turbulência da economia não paralisou os projetos das empresas estrangeiras. A Compaq Computer Corporation, terceira maior em unidades vendidas de computadores pessoais nos EUA, anunciou ontem um investimento de US$ 15 milhões na construção de sua primeira indústria no Brasil, a quinta no mundo. A fábrica deve contar com 400 empregados em uma área total de 15 mil metros quadrados.
Ainda sem local definido, a nova unidade vai ser instalada em São Paulo e começa funcionar em setembro deste ano. Inicialmente, vai fabricar microcomputadores de mesa. Essa nova unidade, cuja capacidade de produção não é revelada pela empresa, vai ser a base dos negócios para a América do Sul. A meta é produzir aqui a linha completa de computadores (além de micros de mesa, notebooks e servidores de rede) e tem como alvo o mercado de varejo. Hoje os produtos chegam ao país já montados.
Eckhard Pfeiffer, presidente mundial da Compaq, considera normal o risco de empreender um novo negócio exatamente no momento em que a economia passa por reformas. Desde 92 atuando no país, o que atraiu a empresa para cá foi a abertura do mercado. "Se for localizado o componente inflacionário, os investimentos serão beneficiados", afirma. Segundo ele, na China o risco de investir é maior do que aqui. Mesmo assim, em junho do ano passado, sua empresa iniciou a construção de uma fábrica naquele país.
Os investimentos no Brasil integram a meta da Compaq de bater a IBM, número um em vendas de computadores pessoais nos EUA, até 96. "Para isso precisamos ser líderes na América Latina, uma vez que estamos nesse continente desde 89, presente em cinco países", diz Pfeiffer.

Texto Anterior: Novell compra a WordPerfect por US$ 1,4 bi
Próximo Texto: FHC tenta evitar que MP seja votada hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.