São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIA faz 'vistoria eletrônica' em Interlagos

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje é o dia D para as equipes que pretendem burlar o novo regulamento da Fórmula 1. Todos os carros inscritos para o GP Brasil, que abre a temporada domingo que vem, passarão por uma vistoria eletrônica. É uma novidade na categoria. Os fiscais da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) vão procurar equipamentos proibidos a partir do final do ano passado e de difícil detecção –como controles eletrônicos de tração e aceleradores "fly by wire", cujo acionamento é feito através de sensores no pedal.
Na pré-temporada européia, os testes que foram realizados em vários circuitos nos últimos três meses, muitos donos de equipes desafiaram a FIA prometendo usar a parafernália eletrônica, na esperança de que a entidade não seria capaz de descobrir. A resposta foi imediata. Max Mosley, presidente da organização, disse que se encontrar alguma irregularidade vai simplesmente eliminar a equipe faltosa do campeonato.
Os pilotos também estão ameaçados. Caso uma irregularidade seja detectada depois de uma corrida, não só a equipe será punida. Quem dirigiu o carro também vai levar uma suspensão rigorosa, de seis meses a um ano. Essa é a maior arma da FIA para impedir espertinhos de driblar as regras. Os dirigentes acreditam que piloto nenhum vai correr esse risco. Ou denuncia sua equipe, ou se nega a correr. Os pilotos são os únicos que podem perceber se têm, por exemplo, controle de tração em menos de uma volta.
A vistoria de hoje não será a última. Amanhã acontece a verificação técnica, que checa as medidas dos carros, a colocação dos tanques de gasolina e suas condições de segurança.
Ontem os primeiros carros já foram montados em Interlagos e as equipes começaram a preparar os equipamentos de reabastecimento, já apelidados de "freezers". São máquinas enormes, com capacidade para 220 litros de gasolina e 430 kg de peso. Alguns pilotos, como Jean Alesi (Ferrari), Pierluigi Martini (Minardi), Martin Brundle (McLaren), Pedro Lamy (Lotus), Olivier Beretta (Larrousse), Rubens Barrichello (Jordan) e Roland Ratzemberger (Simtek) apareceram no circuito. Os boxes da Williams, equipe de Ayrton Senna, permaneceram fechados.
Estudantes
A UNE informou ontem que quem entrar com o pedido de carteirinha de estudante até amanhã terá o documento na sexta-feira às 16h. Os ingressos de meia-entrada para estudantes começam a ser vendidos amanhã.

Texto Anterior: 'Foi obra de Deus', diz atacante Muller
Próximo Texto: FIA não vai atender Senna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.