São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Macaca espelha horror humano em "Instinto"

MURILO GABRIELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Filme: Instinto Fatal
Produção: EUA, 1988, 113 min.
Direção: George Romero
Canal: Globo, 22h30

O ponto de partida de "Instinto Fatal" não é exatamente original: os malefícios que advêm da interferência humana no curso normal da natureza. O que faz a diferença, no caso, é a direção, a cargo do veterano George Romero, criador do mítico "trash" "A Noite dos Mortos Vivos".
A trama do filme é simples. Estudante de direito sofre acidente e fica tetraplégico. Seu melhor amigo, um médico, dá-lhe de presente uma macaquinha (chamada Ella) treinada, que deverá ajudá-lo em tarefas domésticas. A símia, porém, é cobaia de um experimento que lhe injeta tecido de cérebro humano para aumentar a inteligência. Ela passa a desenvolver um elo empático com seu dono, transformando-se em espécie de "braço armado", capaz de realizar seus mais baixos desejos.
O tema é tratado com brilhantismo por Romero. Aos sustos e cenas escatológicas comuns ao gênero ele adiciona doses maciças de claustrofobia e suspense. Aproveita para desenvolver um de seus temas preferidos: a humanização de um personagem inumano –aqui a macaca susbstitui os tradicionais zumbis– e o aumento de sua inteligência, é acompanhada por um incremento em sua agressividade. Romero se vale desse artifício para evidenciar aquele que é o verdadeiro horror do ser humano: o afloramento não-domesticado de nossos próprios instintos.
São esses desejos não represados que vão motivar a trama: a tensão sexual e o ciúme existentes entre o personagem central e as três figuras femininas da história, sua mãe, sua namorada (uma treinadora de macacos para auxílio a deficientes) e Ella.
Para o espectador acostumado com George Romero, porém, a maior surpresa vem com o final, estranhamente feliz e deslocado do restante do filme. Trata-se de uma imposição dos produtores, que ficaram chocados com o fim original –exibido em sessão teste– no qual um exército de micos assassinos tomava de assalto o mundo. (Murilo Gabrielli)

Texto Anterior: Xuxa negocia novo programa com SBT
Próximo Texto: AUDÁCIA DE FORASTEIRO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.