São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processadores de texto têm novos recursos

DA REDAÇÃO

Aplicativos de diferentes fornecedores desenvolvidos para "Windows" ativam da mesma forma comandos comuns. Quem conhece um determinado processador de textos para "Windows" pode executar as operações elementares de edição de textos em qualquer programa disponível. As diferenças ficam por conta dos recursos específicos ou mais elaborados de cada produto.
Informática testou dois dos mais avançados processadores de texto –"WordPerfect 6.0" e "Ami Pro 3.0".
O "WordPerfect" é rico em recursos, rápido na configuração indicada, intuitivo e aproveita bem os recursos do ambiente gráfico "Windows". A versão analisada tem documentação e software em português, mas que precisa de revisão. Na caixa do produto, por exemplo, há muitos erros de digitação, e os índices não batem com a numeração das páginas.
Recursos inexistentes em outros processadores estão no "WordPerfect". Em troca do que oferece a mais, exige capacidade extra da máquina. Quando conta com 16 Mbytes de memória, é bem mais rápido do que suas versões anteriores, mas com menos de 8 Mbytes de RAM torna-se lento.
O "Ami Pro" exige muito menos memória. Opera em micros com pelo menos 2 Mbytes de RAM. Uma característica marcante do "Ami Pro" é sua interface agradável e intuitiva, que realiza de maneira automática e descomplicada aquilo que um usuário normalmente espera que um determinado movimento com o mouse ou um determinado comando faça.

METODOLOGIA
Os testes foram realizados no laboratório didático-científico de computação do ICMSC-USP por Agma Juci Machado Traina e Caetano Traina Jr.

Agma Juci Machado Traina é doutora em física aplicada pelo IFQSC e professora de computação gráfica, linguagens de programação e software básico.

Caetano Traina Jr. é doutor em física aplicada e professor livre-docente de bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas de interface homem-máquina e linguagens de programação.

Os testes foram executados com os programas fornecidos pelos fabricantes em um micro 486DX2 de 66 MHz e em um 386DX de 33 MHz.

Texto Anterior: Telexpo une tecnologias
Próximo Texto: Programa tem muitos recursos e facilidades para personalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.