São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Software tem interface agradável e pede micro com pouco recursos

ESPECIAL PARA A FOLHA

Dentro dos principais processadores de textos para "Windows". o "Ami Pro" destaca-se como um dos produtos mais poderosos. Todos esses processadores possuem uma aparência bastante familiar para as operações usuais, dada a adoção do padrão do "Windows". É nos recursos mais elaborados e poderosos que cada um deles se individualiza.
Uma característica marcante do "Ami Pro" é sua interface agradável e intuitiva, que realiza de maneira automática e descomplicada aquilo que um usuário normalmente espera que um determinado movimento com o mouse ou um determinado comando faça.
Um dos pontos onde o projeto dessa interface esmerou-se é a interpretação dos movimentos que se faz com o mouse e no uso de seus botões. É possível realizar grande parte do trabalho de formatação de um texto digitado sem recorrer ao teclado ou ao menus.
Por exemplo, pode-se selecionar um texto arrastando o mouse sobre ele, escolher apenas seus atributos e copiá-los para outro bloco. Pode-se cortar, mover ou inserir um texto selecionado apenas clicando sobre o texto selecionado e arrastando-o. É possível selecionar palavras, sentenças ou parágrafos apenas clicando-se rapidamente sobre eles.
O editor de equações matemáticas é outro recurso que trabalha com uma interface bem planejada. Uma vez escolhida a opção de criação/edição de equações, o programa ativa a barra de ícones adequada, permitindo que as equações sejam manipuladas de maneira gráfica.
Cada símbolo matemático é definido com um conjunto de "pontos de inserção", que podem ser preenchidos com qualqer outro símbolo ou texto. Os símbolos e operações são organizados em menus ativados a partir de um ícone. Assim, todo o processo de criação de equações pode ser feito rapidamente com o mouse (a menos da necessária digitação de nomes de variáveis ou textos), "arranjando-se" a equação através de seus componentes gráficos.
Um recurso muito interessante do "Ami Pro " é o de frames –regiões retangulares que podem ser vistas e manipuladas como se fossem subdocumentos que compõem o documento em preparação. Isto é, pode-se preparar o documento compondo peças retangulares, configurando-as e alterando-as como se desejar.
Os frames podem ser sobrepostos ou não, podem ser opacos ou transparentes, e podem ser ancorados ao texto ou à página. Frames ancorados à página podem ser repetidos em todas as páginas do documento ou ocorrer uma única vez. Isso os torna ferramentas adequadas para executar o layout de um documento. Por exemplo, pode-se definir um logotipo (ou uma marca d'água) que permeia todo o documento, ou as áreas reservadas para textos colunas e para títulos etc.
Os frames ancorados ao texto podem, por exemplo, servir para registrar figuras e equações. Após todas estarem de acordo pode-se juntá-las ou separá-las. Por exemplo, dentro de uma página pode-se optar por colocar regiões que serão tratadas como colunas independentes dos outros textos da página, em termos de colunas e aparência. Pode-se associar uma macro a um frame, de maneira que esse é executado sempre que o Frame for selecionado.
Um dos conteúdos para um frame pode ser uma figura. A versão 3.0 do "Ami Pro" pode importar arquivos de figuras tanto vetoriais quanto mapas de pixels a partir de diversos formatos, tais como os originários de "Freelance" (.drw), "DrawPerfect" (.wpg), "PaintBrush"' (.pcx), além dos formatos, como PostScript Encapsulado (.EPS), Tiff (.tif) e "Windows" Metafile (.wmf e .bmp).
Uma figura importada pode ser trasladada, escalada e rotacionada dentro do frame. Um recurso interessante é o tratamento para impressão de tonalidades de cinza que pode ser dado para uma imagem do tipo mapa de pixels.
Como a maioria das impressoras utilizadas hoje em dia não é colorida, a impressão de uma imagem obtida por um scanner deve ser processada por utilitários especiais para converter suas cores originais em tonalidades de cinza, o que representa frequentemente um contratempo trabalhoso para a maioria dos usuários menos preparados.
O "Ami Pro" provê um recurso de conversão para tons de cinza para essas imagens, que atua automaticamente, tornando transparente esse processo. Se o usuário desejar interferir no processo, poucos parâmetros permitem-lhe controlar o contraste e brilho da imagem de maneira descomplicada.
Se você usa um mesmo padrão de formatação de páginas e parágrafos para editar diversos documentos, o recurso de Folhas de Estilo ("Style Sheets") deve ser avaliado. Ele permite que se defina o formato das folhas, dos parágrafos e tabelas que seu documento deve conter.
Por exemplo, se deve ser editado semanalmente um jornal interno, seu formato pode ser definido, estipulando-se onde fica o nome do jornal, os títulos das notícias, como são definidas as colunas, fontes utilizadas, margens, estruturas dos parágrafos.
Folhas de estilo
Além de poder criar a sua própria folha, o produto vem acompanhado com mais de 50 folhas de estilo projetadas de maneira agradável, que podem ser usadas tal como fornecidas ou editadas para atender às necessidades do usuário. Existem desde folhas de estilo para capas, índices, calendários, tabelas definidas previamente para controle de gastos pessoais diários, etiquetas e cartas, entre outros.
Além disso, o produto vem acompanhado de muitas ferramentas úteis, tais como o editor de tabelas, cujas células podem conter textos, números, gráficos, desenhos, figuras ou fórmulas envolvendo operações aritméticas com outras células.
Os dados das tabelas podem ser digitados diretamente ou importados a partir de arquivos gerados por diversos aplicativos, tais como planilhas "Lotus 1-2-3" e "Excel", e bases de dados tipo "dBase" ou "Paradox". Esses mesmos dados podem gerar gráficos de diversos formatos, tal como barras, tortas e linhas. Existem também recursos de ordenação, ou seja de registros colunados, mesmo envolvendo registros de várias linhas, seja de valores em tabelas.
Como apoio linguístico, existem ferramentas como o soletrador e um dicionário que indica, além dos sinônimos e antônimos, o significado de cada palavra. Caso um documento necessite tabelas de índices e referências cruzadas, o "Ami Pro" pode gerar índices com até nove níveis de hierarquia e referências em dois níveis.
Documentos grandes podem ser divididos em diversos subdocumentos em diferentes arquivos, e o "Ami Pro" cuida dos estilos, numeração das páginas e capítulos. Estilos podem ser usados para automatizar a criação de índices a partir de títulos e figuras. Operações repetitivas podem ser gravadas como macros e ter sua execução associada a diversos eventos, tais como abertura do documento, seleção de um Frame e solicitação explícita. Um poderoso conjunto de operações maiores está disponível sob a denominação "Power Fields".
Uso intuitivo
No geral, pode-se considerar o "Ami Pro" um processador de textos poderoso, com destaque para sua interface agradável e de uso intuitivo. Se o que você procura é algo para ajudá-lo na produção de textos, com uma necesidade pequena de outros recursos tais como manipulação de figura, controle de cores e uso de imagens (atividades melhor desempenhadas por produtos de editoração eletrônica), então "Ami Pro" deve ser seriamente considerado.
O "Ami Pro" com essa versão vem acompanhando o crescente arsenal de recursos que os produtos concorrentes vêm incorporando, mantendo uma característica que deve ser lembrada: ele é hoje o produto que requer menos equipamento, embora tenha todos os recursos importantes para a edição de textos. São exigidos apenas 2 MBytes de memória para sua execução, e tem um bom desempenho com memória de apenas 4 MBytes.
A instalação completa, incluindo as folhas de estilo e figuras fornecidas com o programa, ocupa cerca de 15 MBytes em disco rígido, mas pode ser reduzido para ocupar menos de 4 MBytes, eliminando opções não-essenciais. Pode ser um fator muito importante numa escolha. (AJMT e CTJr)

Texto Anterior: Programa tem muitos recursos e facilidades para personalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.