São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PowerPC quer mercado Pentium

DA REPORTAGEM LOCAL

O chip PowerPC, da nova linha de computadores Power Macintosh, esta à frente das versões de chips Pentium de 60 e 66 MHz, disponíveis em computadores. Criado pela Apple, IBM e Motorola, o PowerPC 601 é o primeiro de uma linha composta por chips 603, 604 e 620, que chegam até 1995.
O PowerPC tem tecnologia diferente dos chips Motorola 68.000 (Cisc), usados nos Macintosh, e do Pentium. O PowerPC usa tecnologia Risc (conjunto reduzido de instruções), enquanto o Pentium usa Risc e Cisc (conjunto complexo de instruções, anterior à Risc).
Enquanto não chegam computadores com as novas versões Pentium de 90 e 100 MHz, a Apple leva vantagem. O PowerPC custa US$ 450 (preço unitário em lotes de mil unidades), contra os US$ 750 do Pentium 66 MHz.
Para que o PowerPC aceite os programas feitos para o Motorola, a Apple criou um software emulador, que "traduz" os programas Cisc para o novo chip Risc. A emulação traz perdas de performance quando é feita por software. No caso dos Power Macintosh, o programa fica gravado em chip ROM (mais rápido). Cerca de 50 programas já foram convertidos para o PowerPC. (SR)

Texto Anterior: Olivetti lança servidores
Próximo Texto: Chegam novos micros 'verdes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.