São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Super-revólver dá tiro em velocidade recorde

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Cientistas do Laboratório Nacional Sandia, em Albuquerque, Novo México (EUA), usaram um revólver com um cano de 18 metros para lançar um projétil a uma velocidade de 16 km/s (27 vezes mais rápido que o disparo de um rifle). É a maior velocidade já alcançada por um projétil de mais de um grama.
O super-revólver deverá ajudar engenheiros a desenvolverem proteções para satélites –que estão sujeitos a colisões com meteoros.
Segundo Lalit Chhabildas, responsável pelas pesquisas, particulas microscópicas de poeira já teriam sido lançadas a 48 km/s usando aceleração eletromagnética.
Foram usados dois cilindros conectados. Um pistão comprime hidrogênio dentro do primeiro cilindo. Nesse ponto, uma barreira se rompe entre os dois tubos e toda a pressão é jogada para o segundo cilindro, mais fino, por onde o projétil é expelido.

Texto Anterior: Droga obtém cura duradoura para câncer
Próximo Texto: África do Sul ameaça mais um bantustão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.