São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Termômetro da crise; Risco de fiasco; Dupla aposta; Falta de propósito; Entre amigos; Conselho sábio; No fio da navalha; Mentor intelectual

Termômetro da crise
Ministros do STF narraram para FHC, na casa do procurador-geral da República, Aristides Junqueira, a tensão de terça no Supremo. Disseram que o presidente, Octávio Gallotti, chegou a ameaçar com o fechamento do tribunal.

Risco de fiasco
Parlamentares que estiveram na casa de Aristides Junqueira -onde foi planejada a saída honrosa para o STF na crise dos salários- temem que a divulgação do encontro faça o tribunal recuar. A honra, nestes casos, necessita de sigilo.

Dupla aposta
Brasília dividia-se ontem entre duas teses: na primeira, FHC usaria a crise dos Poderes para apresentar o STF como os "marajás" de 94 e alavancar sua candidatura; na outra, a situação complicaria de vez sua saída do ministério.

Falta de propósito
Não só a Câmara votou pela derrubada do veto de Itamar ao aumento salarial dos parlamentares. O Senado fez uma votação não computada. Quem viu as cédulas garante: de cerca de 70 votos, mais de 50 eram pelo aumento.

Entre amigos
Líderes do Senado reuniram-se terça à noite para combinar a estratégia no caso do auto-aumento aprovado pela Câmara. Os senadores concordaram em reverter a decisão, mas acertaram que não haveria críticas aos deputados.

Conselho sábio
Por pouco, Inocêncio Oliveira (PFL-PE) não deu razão aos que duvidam da seriedade do Congresso. A tempo, foi impedido de anular, por irregularidades, a sessão que derrubou o veto ao aumento dos salários dos parlamentares.

No fio da navalha
O temor da Fazenda quanto à votação da medida provisória da URV é de que boa parte do PMDB aproveite para iniciar o desembarque do governo. O principal alvo seria a política salarial.

Mentor intelectual
O alto escalão do STF diz que a idéia de converter o salário em URV pelo dia 20 partiu da Câmara. "Eles deram a idéia e agora se omitem, deixando o desgaste para o STF", reclama um ministro.

Volta com surpresas
O empresário Emerson Kapaz, do PNBE, diz que vai parar de ir ao exterior por um tempo. Há pouco, voltou de uma feira nos EUA em meio ao caso Lílian. Ontem, chegou de uma rápida ida à Suíça e encontrou a crise dos Poderes.

Imagem arranhada
O cientista político Sérgio Abranches, responsável pelo boletim "Risco Brasil", está transmitindo a investidores estrangeiros a avaliação de que o conflito entre Poderes reflete desordem institucional e aumenta o risco do país.

Próximo Texto: Moeda verde; Busca inicial; Fôrma imperfeita; Sem consenso; Definição próxima; Terceiro Quércia; Aviso prévio; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.