São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walter Lantz morre em Los Angeles aos 93

RUY CASTRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

É mais um pica-pau órfão no mundo. Walter Lantz, o criador de Woody Woodypecker (Údi-Údi, para as crianças brasileiras dos anos 50; Pica-Pau, para as demais sobreviventes) morreu ontem em Los Angeles, aos 93 anos. Lantz foi um dos pioneiros do desenho animado. Era do tempo em que os desenhos tinham de ser animados quadro a quadro, o que os tornava muito melhores.
Seu personagem mais famoso, Pica-Pau (188 desenhos entre 1940 e 1972), era também um dos mais anárquicos e perversos do gênero. Seu bico, usado como britadeira, varava sequóias, destruía casas inteiras e furava carecas e narizes. Pode-se dizer que Pica-Pau era um cruzamento de patolino com Harpo Marx, sendo que a peruca vermelha de Harpo também influenciou o seu visual. Uma das características de Pica-Pau era o fato de ele não ter uma virtude que o redimisse –todas as suas maldades eram gratuitas–, e talvez tenha sido esse o motivo de sua enorme popularidade entre as crianças.
Andy Panda e Willy
No começo, Lantz não era assim. Seus primeiros personagens nos anos 30 e 40, como o coelho Oswaldo, o ursinho Andy Panda e Willy, um pingim friorento, eram do tipo boa gente. Pode ter sido o que os condenou à extinção. Mais típicos de seu estilo eram Pego e Nego (pronuncie com "ê"), duas gralhas maravilhosamente cínicas e sádicas que estiveram na moda nos anos 50.
Lantz devia ser parecido na vida real. Lembra-se da insuportável risada do Pica-Pau ("Hô-hô-hô-hô-ô, hô-hô-hô-hô-ô")? O primeiro dublador a fazê-la foi Mel Blanc, que também fazia as vozes de Pernalonga, Frajola, Piu-Piu e do próprio Patolino em outros estúdios.
Talvez porque Blanc estivesse sempre muito ocupado, Lantz não teve dúvida: nos últimos 20 anos de existência do Pica-Pau, ele escalou sua própria mulher, a atriz Grace Stafford, para fazer a risada do bicho.

Texto Anterior: Folha promove mostra de filmes nacionais
Próximo Texto: Terzopoulos monta 'Os Persas' no Sesc
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.