São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporada musical de Bath começa em maio

Evento reúne artistas internacionais durante 75 dias

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL A BATH

A melhor época para visitar Bath é na primavera, de maio a julho, quando se realiza o renomado Festival Internacional de Música de Bath. Na primeira noite, tradicionalmente em 26 de maio, as pessoas saem às ruas vestidas com trajes vitorianos para o concerto de abertura, gratuito, realizado ao ar livre sobre o verde exuberante do Royal Victoria Park. Durante dois meses e meio, artistas do mundo todo se exibem na cidade.
Ocupada inicialmente pelos celtas, por volta de 4.000 a.C., a cidade viveu seu apogeu com a invasão romana, no ano 43, sob o nome de "Aquae Sulis". Os romanos construíram as termas e um templo para a deusa Minerva, que, diz a lenda, deu às águas seus poderes medicinais.
Em Bath ocorreu a coroação do primeiro rei da Inglaterra, o saxão Edgar, no ano de 973. Bath tornou-se a estação de águas da aristocracia britânica após 1702, quando a rainha Anne começou a frequentar a cidade em busca de cura para problemas de saúde.
Bath pode ser visitada a partir do centro da cidade, dominado pela abadia, as termas romanas e o Pump Room –lugar para almoçar ou saborear o tradicional "chá das cinco". Em seguida, é tempo de explorar a "upper town"–a cidade alta, onde merecem destaque as obras-primas da arquitetura de John Wood, os museus e Kingsmead –endereço do teatro, cinema e restaurantes.
Há três fontes de água quente em Bath. A maior delas, a Nascente Sagrada Romana, com uma profundidade de 3.000 metros, contém 43 minerais. O complexo turístico formado pelas termas romanas, o templo de Minerva e o museu romano é um dos principais monumentos arqueológicos do país.(Antonio Carlos Seidl)

Texto Anterior: Roteiros incluem a boa mesa
Próximo Texto: Hertz instala celulares em carros na Flórida; Vôos da Lufthansa terão telefones para passageiros; KLM melhora serviços de bordo e poltronas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.