São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC lança programa de prevenção às drogas

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) lança este semestre suas "Diretrizes para uma Política Educacional de Prevenção ao Abuso de Drogas". É a primeira tentativa do governo brasileiro de criar um programa nacional no setor. Nos EUA, isso existe desde a década de 70 e as escolas devem incluir em seus currículos programas de prevenção ao abuso de drogas para crianças a partir dos 5 anos de idade.
O documento do MEC traz desde considerações gerais sobre o trabalho de prevenção –"devem considerar os contextos histórico, sociocultural e econômico nos quais se insere a população alvo"– até orientações específicas –"não expulsar alunos envolvidos com drogas".
O texto já está sendo impresso, segundo Cleto de Assis, diretor da Secretaria de Projetos Educacionais Especiais do MEC. Junto com cerca de 40 pessoas ligadas à administração de sistemas escolares, Assis participa do 1º Encontro Nacional sobre Políticas de Prevenção na Área de Educação, que termina hoje em São Paulo.
O encontro levantou alguns pontos consensuais para o trabalho de prevenção, como, por exemplo, não isolar os problemas. Assim, a questão da droga não seria tratada separadamente de outras questões do dia-a-dia do estudante –Aids, sexualidade, violência etc..
O caso da Escola Estadual Norival Gomes Machado, na zona oeste de São Paulo, onde na terça-feira à noite um grupo de estudantes, após chegar embriagado à escola, brigou com a diretora e, depois, enfrentou a polícia, foi citado como exemplo de inabilidade em lidar com os problemas que devem ser enfrentados com a prevenção. A escola suspendeu as aulas do noturno e realiza hoje uma reunião com os representantes de classe.
Para o professor de psicologia clínica da Universidade de Brasília, Richard Bucher, o ponto central de qualquer programa de prevenção é criar sistemas de formação dos educadores –de pais a professores.

Texto Anterior: Problema é constante
Próximo Texto: Obras congestionam tráfego na Anchieta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.