São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senna é o mais veloz no 1º treino

FLAVIO GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Senna é o mais veloz no 1.º treino
Brasileiro reclama das ondulações de Interlagos, mas leva seu Williams à pole provisória
Era tão óbvio que não teve nem graça. Ayrton Senna confirmou todas as previsões e fez ontem a pole provisória para o GP Brasil de Fórmula 1, prova que abre a temporada amanhã em Interlagos.
Nem o duelo de mentirinha com Michael Schumacher, da Benetton, entusiasmou. O brasileiro não se esforçou muito. Deu a impressão de que poderia bater o alemão quando bem entendesse.
Foi assim no treino oficial que delineou o futuro do campeonato. Michael chegou a manter a pole por nove minutos. Fez sua melhor volta em 1min16s575 e ficou com a vã esperança de que poderia superar Senna.
A alegria durou pouco. Em sua quarta volta rápida, Ayrton cravou 1min16s386 e mostrou, no final da sessão, que se fosse preciso andaria mais rápido, completando duas voltas na casa de 1min16s.
Pela manhã, o piloto da Williams foi ainda mais veloz, com 1min16s201. O calor da tarde, porém, deixou os carros mais lentos.
Senna não esbanjou otimismo. Considerou o resultado "bom, mas não ótimo". Seu maior problema foi a falta de conforto dentro do cockpit, causado principalmente pelas ondulações do asfalto de Interlagos.
Com alguns ajustes, ele espera superar as dificuldades hoje. "Um acerto de aerodinâmica e suspensão vai tornar o carro mais suave nas curvas para que eu possa percorrê-las em maior velocidade", explicou. Todos os pilotos estão sofrendo com as ondulações do circuito paulistano, especialmente aqueles que até o ano passado usavam suspensão ativa –um equipamento que atenua os efeitos de pistas irregulares mantendo o carro sempre a uma altura constante do solo. A engenhoca eletrônica foi proibida nesta temporada.
O primeiro treino do ano aconteceu com pista seca e sol, temperatura de 27 graus. Há possibilidade de chuva hoje e, se isso acontecer, o grid para a corrida de amanhã será formado com os tempos de ontem porque ninguém melhora desempenho com pista molhada.
Senna ainda não pensou na possibilidade. "Se chover ninguém pode checar nada, não vai dar para ter certeza se o carro melhorou com as modificações. Por outro lado assegura a pole (que seria a 63ª de sua carreira). Nunca andei com esse carro na chuva e é tudo uma interrogação", falou.
Ayrton achou a performance do Williams FW16 "previsível". "Eu tinha um pouco de receio de que numa pista ondulada o comportamento do carro não fosse tão bom de imediato", disse. Essa talvez seja a explicação para a pequena diferença em relação a Schumacher, apenas 0s189. Depreende-se que em circuitos mais lisos e regulares, como Barcelona e Magny-Cours, por exemplo, haverá um abismo de tempos entre ele e os adversários.
Um que poderia atrapalhar Senna era seu companheiro Damon Hill. O inglês, porém, começou o ano com o pé esquerdo. Antes da primeira parte do treino matinal seu extintor de incêndio disparou.
Quando conseguiu sair dos boxes, o motor de seu carro "apagou" por um problema elétrico. Resultado: só foi andar na sessão oficial. "Tive que lembrar de uma pista onde pilotei um ano atrás", reclamou. Ficou com o sétimo tempo, mas melhora hoje.
Nas demais posições do grid provisório não houve surpresas. A Ferrari conseguiu um bom terceiro lugar com Jean Alesi, a McLaren se viu relegada à nova condição de time intermediário –com Mika Hakkinen em quinto e Martin Brundle em 12º– e a Sauber confirmou que é candidata à terceira força do Mundial, com Karl Wendlinger em quarto e Heinz-Harald Frentzen em sexto.
Os brasileiros fizeram um treino razoável –Christian Fittipaldi, da Arrows, em nono, e Rubens Barrichello, da Jordan, em décimo. As equipes estreantes Pacific e Simtek fracassaram, ficando nas últimas posições. O treino que define o grid acontece hoje das 13h às 14h. Antes, a partir das 9h30, será realizado o segundo treino livre.

NA TV
A Globo mostra o treino de hoje ao vivo, às 13h

LEIA MAIS
Sobre o GP Brasil de F-1 nas páginas 3 e 4

Texto Anterior: Brasileiro é oitavo em treino de moto; Final do Harmonia tem Mattar e Oncins; Havelange anuncia mudanças nas vagas; Técnico tem três desfalques no time; Inter de Milão pode vender Ruben Sosa
Próximo Texto: Time alemão pode ser terceira força
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.