São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido britânico veta candidatos asiáticos

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O Partido Liberal Democrata (PLD), o terceiro do Reino Unido, substituiu candidatos asiáticos escolhidos em prévia do partido por candidatos brancos. Eles concorrerão nas eleições suplementares de 5 de maio para o conselho regional de Tower Hamlets, no leste de Londres. A região tem alto índice de tensão racial.
Líderes locais do PLD disseram que a medida visa conter a ascensão do Partido Nacional Britânico (neofascista), que vem crescendo nas áreas mais pobres do país.
Cerca de 350 membros do PLD haviam escolhido seis asiáticos (de Bangladesh) para concorrer nas eleições. Uma reunião secreta de líderes locais do partido decidiu trocá-los por dois brancos e um terceiro asiático. Eles disseram que a medida visava "atrair uma gama maior de eleitores para o partido".
A liderança nacional do partido, que obteve 17,8% dos votos nas eleições gerais de 92, criticou a decisão de mudar os candidatos, que deverá ser revista pela sessão local do PLD.

Texto Anterior: Itália vota amanhã sem saber quem lidera
Próximo Texto: Francesa de 70 anos é condenada por morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.