São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projetos reduzem pobreza no Estado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A pobreza de 3.120 famílias do interior do Pará está sendo combatida com projetos alternativos de produção, saneamento, saúde e educação desenvolvidos desde 1991 pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, da Universidade Federal do Pará.
O programa desenvolveu fontes alternativas de saúde e saneamento. Na Praia Grande, os moradores montaram em mutirão o sistema de captação de água através de um catavento a fim de distribuirem água para as casas da comunidade.
A Universidade pretende melhorar a renda dessas famílias com um aproveitamento racional dos recursos naturais. Um dos melhores resultados práticos vem sendo obtido na comunidade da Praia Grande, na Ilha do Marajó (norte do Pará). Lá, 22 famílias de pescadores passaram a produzir encostos de bancos de automóveis com fibras de cascas de coco. Os pescadores estão produzindo 900 peças de encostos por mês para a fábrica da multinacional Mercedes-Benz, em São Paulo.

Texto Anterior: PA deve ser 4º exportador
Próximo Texto: Tijolo especial reduz custo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.