São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ginástica é inócua'

THAÍS OYAMA
DA REPORTAGEM LOCAL

A movimentação passiva (que não exige esforço de seu praticante) tem como única consequência o relaxamento da contratura muscular. Não ativa a circulação, não enrijece os músculos e não resulta em perda de medidas.
A opinião é do endocrinologista Emílio Mattar, 76, professor titular de clínica médica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Para ele, não passa de "benefício psicológico" o relato dos que afirmam ter emagrecido depois de sessões em cápsulas ou camas automáticas. "Só através da movimentação ativa é que o organismo aumenta sua oxigenação. Fazer esforço obriga o corpo a formar novas artérias. Isto sim melhora o metabolismo", afirma.
Ele também desestimula os tratamentos à base de vitaminas e anfetaminas. "As vitaminas são inócuas quando ingeridas em excesso e as anfetaminas, mal administradas, podem causar até lesões ao sistema nervoso".(TO)

Texto Anterior: Vergonha influencia opção pelo método
Próximo Texto: Câmara comemora 60 anos da USP; O NÚMERO; Agente da PF confessa crime e não é preso; Região do ABCD tem 26 vítimas de meningite; Rio Preto corre risco de epidemia de dengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.