São Paulo, domingo, 27 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que a CNI controla

DA SUCURSAL DO RIO

A disputa pelo comando da CNI é explicável. Embora a Fiesp tenha espaço próprio e até mais projeção política, a CNI controla um gigantesco complexo integrado por ela mesma, pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), Sesi (Serviço Social da Indústria), IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e Sebrae (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa).
A CNI foi fundada em 12 de agosto de 1938, integrada pelas federações das indústrias de SP, Rio, Minas e Rio Grande do Sul. Teve como precursora a CIB (Confederação Industrial do Brasil), fundada em 1933.
A transformação da CIB em CNI foi uma consequência da reorganização das entidades industriais comandada pelo Estado Novo, o regime de excessão implantado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1937. O primeiro presidente da nova entidade foi o mineiro Euvaldo Lidi, que ficou até 1954.
Dentro da filosofia de cooperação entre o Estado e as entidades sindicais implantado por Vargas, a CNI, durante a 2ª Guerra Mundial, como a expedição de certificados de exportação de produtos considerados essenciais para a defesa do Continente Americano e o controle da distribuição de óleo conbustível.

Texto Anterior: Agressividade é marca do Banco Garantia
Próximo Texto: Antecipe os pagamentos e fuja do fundão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.