São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nenhum homem é uma ilha'

FERNANDO GABEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Aqui o filho chora e a mãe não ouve. Esta era uma frase comum nas cadeias brasileiras, mais doía mais inscrita nas paredes da Ilha Grande.
A Ilha era mais que uma prisão, era um desterro. Viajávamos no porão do barco, rescendendo a cebola e a batata e os guardas nos olhavam do convés apontando as metralhadoras Ina para nossas cabeças.
Como era bonita a paisagem verde e azul, vista da montanha. O velho caminhão sacolejava na estrada de terra e nós nos perguntávamos se não era pior estar preso num lugar assim, se a proximidade de uma beleza tão fulgurante não aumentaria nossa dor.
No princípio dos 70, muitos de nós diziam: um dia esta prisão será fechada e aqui surgirá um hotel. A previsão se cumpre. Não pensávamos num hotel ecológico, nem um cinco estrelas. Afinal, éramos comunistas e sonhávamos com uma colônia de férias de trabalhadores. Nem tudo saiu como se pensava. Paciência.
Muito se escreveu sobre a Ilha. Graciliano a eternizou. Mas é no livro de William da Silva Lima, o intelectual do Comando Vermelho, que aparecem seus grandes heróis, o preso comum. O livro se chama "Quatrocentos Contra Um". Fala da língua própria da cadeia, o congo.
No congo, Jupira quer dizer "de todos". William e seus companheiros um dia fugiram da Ilha e compraram uma lancha especial para garantir a fuga dos outros. O nome do barco era Jupira.
Neste fim de semana, uma Jupira carregou todos pelos mares. Não para a liberdade, como sonhavam. Paciência. Afinal, a Ilha foi e será uma grande lição de paciência.

Texto Anterior: Ilha Grande troca presídio por hotel
Próximo Texto: Mistura de presos gerou o CV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.