São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Serviços grátis respondem a dúvidas sexuais

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem amigos, nem pais, nem revistas eróticas "contrabandeadas". Para resolver dúvidas sobre sexo, os adolescentes paulistanos já tem à disposição pelo menos seis serviços de orientação sexual..
Alguns serviços são totalmente gratuitos. Outros cobram taxas em casos de consultas pessoais. O preço é sempre negociável, de acordo com que o cliente possa pagar.(veja a lista abaixo)
Só o Disque Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde São Paulo, atende uma média de 20 chamadas por dia. O adolescente está preocupado e, muitas vezes, não tem com quem falar.
Entre as meninas, os temas que geram mais dúvidas são gravidez, período de menstruação e fertilidade. Meninos ficam mais encanados com o tamanho do pênis. Comuns a ambos os sexos são as questões sobre Aids e anticoncepcionais (veja a lista das perguntas mais comuns –e suas respostas– abaixo).
O diálogo em casa é importante, mas nem sempre é suficiente. Valéria Galvão, 18, diz que tem liberdade para falar de tudo em casa, "mas tem coisas que não consigo conversar com meus pais", admite.
"Converso com a minha mãe dentro do possível", diz Celli Ribeiro, 19. Mas ela também fica inibida de tocar em assuntos "mais íntimos". Neste caso, normalmente recorre a amigas.
Profissionais de orientação sexual consideram esta prática arriscada. Segundo Mônica Pugliese, 30, psicóloga-coordenadora do serviço SOSex-Helpline, do Instituto Kaplan, tirar dúvidas com amigos pode ser catastrófico. "Muitas vezes o outro não sabe a resposta, mas arrisca um palpite para não ficar mal."
Renato de Ávila Viana, 18, diz que conhece e aplica o básico para não correr riscos. Mas quer continuar aprendendo com seus relacionamentos. "Quando chega a hora, é importante transmitir segurança", acredita.

Próximo Texto: Escola deve dar orientação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.