São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça tensão pré-menstrual

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se você sobe pelas paredes nos dias antes da menstruação, saiba que não é a única. A tensão pré-menstrual (TPM) atinge boa parte das garotas.
A lista dos sintomas não é pequena: cansaço, desânimo, irritação, nervosismo, ansiedade, crises de choro, dificuldade de concentração, dores de cabeça e sensibilidade aumentada nos seios. Cerca de 50% das mulheres enfrentam alguns desses problemas.
Insônia e aumento do apetite também podem aparecer na TPM. A situação fica crítica quando tudo isso começa a prejudicar o desempenho escolar ou alterar a rotina da pessoa. Certas garotas não conseguem sair da cama nesses dias. Outras ficam tão alteradas que brigam e agridem muito mais facilmente os namorados.
Os médicos achavam que a única causa era um desequilíbrio hormonal. Hoje, acredita-se em uma mistura de fatores (orgânicos, psicológicos e culturais). Os ginecologistas e psiquiatras tratam os casos mais sérios de TPM com medicamentos e, muitas vezes, com a ajuda adicional de orientação ou psicoterapia.

Texto Anterior: É possível se proteger da Aids e continuar tendo prazer
Próximo Texto: Pais devem falar sobre sexo ?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.