São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

'Arrependido' é assassinado pelo irmão em crime filmado

HUMBERTO SACCOMANDI
DO ENVIADO ESPECIAL

Pela primeira vez um crime familiar de origem mafiosa foi gravado em vídeo na Itália. Enrico Alfio Incognito, 30, foi assassinado a sangue frio pelo seu irmão mais novo, Marcello, com a cumplicidade dos pais e de um vizinho. O jovem ainda implorou pela sua vida.
O crime ocorreu na pequena cidade de Bronte, na Sicília, a 60 km de Catânia. Enrico era considerado um dos chefes da Máfia na localidade. Havia decidido, porém, colaborar com a polícia. Para isso, se trancou num apartamento-fortaleza e começou a gravar em vídeo as suas denúncias.
A família, ao saber que Enrico estava colaborando com a Justiça, passou a temer a vingança da Máfia. O crime organizado na Sicília costuma assassinar parentes dos "traidores", os mafiosos arrependidos. Segundo os policiais, a sentença de morte foi decidida no interior da própria família.
Na última quinta, Enrico estava em seu apartamento mostrando a câmera de vídeo a três amigos e sua mãe. A campainha tocou e ele foi verificar quem era. Recomendou a um de seus amigos que continuasse gravando.
Ao reconhecer um vizinho, Enrico abriu a porta. Quem acabou entrando foi seu irmão. Marcello deu dois tiros à queima-roupa. Enrico ainda teve tempo de implorar pela sua vida. "Não, Marcello, não...", disse, segundo a polícia italiana. Ele foi então atingido na cabeça por um terceiro tiro.
A cena foi gravada quase integralmente pelo operador da câmera, que ao final fugiu, juntamente com os outros dois jovens. A polícia já prendeu o pai, a mãe e o vizinho de Enrico, os três acusados de cumplicidade.
"A Máfia está em crise e nessas horas se torna mais violenta", disse um porta-voz da polícia, que está analisando as outras fitas de vídeo deixadas por Enrico. Os amigos da vítima acusam a polícia de não ter oferecido segurança ao "arrependido".(HuSa)

Texto Anterior: Governistas lideram as eleições municipais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.