São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem tropas dos EUA, somalis fazem saques

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

As tropas de paz das Nações Unidas formadas com contingente e armamentos de países do Terceiro Mundo lutaram inutilmente para evitar distúrbios ontem em Mogadício, capital da Somália. Dezenas de somalis tomaram as ruas pilhando e atirando, apenas dois dias após a partida das tropas e dos armamentos americanos.
As cercas de arame farpado, os tanques e as barricadas em torno das bases não foram suficientes para impedir os saques no aeroporto e no porto da cidade. "Houve falhas na segurança", disse o porta-voz militar da ONU, major Chris Budge.
Grupos de somalis conseguiram sair do aeroporto com combustível, pneus e móveis, tendo acesso também ao equipamento eletrônico (radares etc.). Segundo testemunhas, os saqueadores agiram sob os olhos pasmados dos guardas egípcios e paquistaneses da ONU.
As áreas de segurança do aeroporto e do porto foram defendidas até sexta-feira por helicópteros Cobra e pelos fuzileiros navais americanos, que sofriam ataques armados quase diariamente.

Texto Anterior: Assassino diz ter agido só
Próximo Texto: Muçulmanos lançam ofensiva, dizem sérvios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.