São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gafanhotos destróem plantações de cana em 15 cidades da Paraíba

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA EM JOÃO PESSOA

Gafanhotos destróem plantaçõesde cana em 15 cidades da Paraíba
Uma praga de gafanhotos está destruindo os canaviais da Paraíba. Até a semana passada, os insetos tinham devastado 2.600 hectares de cana em 15 municípios, segundo Augusto Bezerra, delegado federal da Agricultura no Estado.
Bezerra já solicitou ao Ministério da Agricultura o envio de inseticida Cythiun para a pulverização aérea dos canaviais em 37 municípios da Zona da Mata.
O presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba, Oscar Gouveia, disse que o Estado se comprometeu a contratar um avião para a pulverização aérea.
"A safra de cana e outras lavouras estão comprometidas. Os gafanhotos destroem tudo."
O pasto está sendo atacado pela praga, ameaçando a pecuária. Gouveia ainda não tem o levantamento dos prejuízos. "Somente após a pulverização aérea se terá condições de avaliar os danos."
Em algumas propriedades, a destruição teria atingido 100%. Os mais prejudicados, disse Gouveia, são os pequenos agricultores, sem condições de comprar o inseticida.
Gouveia disse que a praga se aproxima do litoral e já estaria chegando a Pernambuco.
Os gafanhotos, da espécie Schistoceilla pallens, chegaram à Paraíba em 1943. A maior praga foi em 88, em Itabaiana (PB), e foi controlada por pulverização aérea. Ovos do inseto são a provável causa da volta da praga.

Texto Anterior: Produtor colhe 74 sacas de café por ha
Próximo Texto: Ciência calibra arma secreta contra inseto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.