São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira no PR julga o gado brahma pela primeira vez

SEBASTIÃO NASCIMENTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A segunda mais importante mostra agropecuária de gado zebu do país começa dia 7 de abril próximo na cidade de Londrina (PR) e tem duração de 10 dias. É a 34ª Exposição Agropecuária e Industrial, que reúne mil cabeças de animais, realiza 35 leilões e apresenta para julgamento o gado brahma, que pisou pela primeira vez no Brasil 15 dias atrás.
A exposição de Londrina só perde para a Expozebu, que tem início no final deste mês em Uberaba (MG). Localizada no oeste paranaense, Londrina, cujas principais atividades econômicas são a pecuária de corte e a soja, aguarda com otimismo a feira.
"A euforia no setor da soja, principalmente, vai garantir uma excelente margem de lucro aos agricultores", afirma o corretor agrícola Raul Fulgêncio.
Capitalizados, os sojicultores tendem a renovar o maquinário da fazenda. "Já está difícil encontrar colheitadeiras, caminhonetes e automóveis nas revendedoras. Em breve, o panorama vai elevar o preço das terras", diz Fulgêncio.
Na pecuária, as expectativas não são diferentes. Segundo Carlos Tibúrcio, presidente da Sociedade Rural do Paraná, os leilões devem gerar um faturamento de US$ 3 milhões.
"Londrina é um dos grandes pontos de venda de gado. A cidade está a um passo do Mato Grosso do Sul, importante centro de seleção de bovinos e de cruzamentos industriais", diz.
O Mercosul também está na pauta. A chegada do brahma define um novo perfil nas relações do Brasil com os países do sul do continente.
"Nosso objetivo não é estimular somente a criação de rebanhos puros, mas sim colocar o brahma a serviço da produção de carne visando mercados internacionais, principalmente o Mercosul", afirma Manoel Garcia Cid, um dos importadores dessa raça.

Texto Anterior: Ciência calibra arma secreta contra inseto
Próximo Texto: Criador vende jersey em 10 vezes e alcança média de 1,3 mil URVs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.