São Paulo, terça-feira, 29 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uefa discute hoje apoio a Havelange

Brasileiro ameaça 'limpar' a Fifa

SÍLVIO LANCELLOTTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Começa a se delinear hoje e amanhã em Barcelona, no norte da Espanha, o perfil do próximo presidente da Fifa, a entidade que organiza o futebol no universo. Ali se reúne o comitê executivo da Uefa (União Européia de Futebol).
Eventuais pretendentes podem se inscrever até 16 de abril. Por enquanto, apenas Havelange formalizou as suas pretensões. Nos bastidores da Fifa, todavia, se costura a candidatura do seu próprio secretário-geral, o suíço Sepp Blatter.
A Europa não quer mais se submeter ao autoritarismo centralizador de Havelange, muito menos aceita perder novas vagas nos mundiais do futuro.
Seria natural que descarregasse seus sufrágios no europeu Blatter. Ele, porém, é inimigo do alemão Gerhard Aigner, o secretário-geral da Uefa, que não lhe perdoa uma série de intromissões.
O risco de uma candidatura independente é descomunal. Especialistas na Fifa imaginam que Blatter ainda não pode vencer num primeiro turno, mas venceria em um segundo escrutínio.
Gerhard Aigner defende um acordo. Contrário se coloca um grupo de cartolas, comandado pelo italiano Antonio Matarrese. Para eles, a Europa não pode passar mais quatro anos ignorada pela Fifa –Havelange já prometeu ampliar o número de vagas da Concacaf e da Ásia nos futuros Mundiais. O grupo sabe que uma vitória de Havelange detonará vinganças e perseguições na Fifa.
Havelange antecipou a Matarrese sua intenção de "limpar a Fifa". Conta um importante assessor do italiano: "Nem mesmo Blatter deverá sobrar." Conclusão: a Uefa terá de preservar Blatter. Em troca do apoio ao suíço, a promessa de manter o trono quente para Matarrese até 1998. Aigner ganharia um alto cargo na Fifa e Havelange abocanharia uma sinecura honorária, nada desprezível, com uma diária, equivalente a US$ 3.500.

Texto Anterior: Equipe espera por "milagre"
Próximo Texto: Demétrio ganha vaga no ataque do Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.