São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
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Playtronic lança em abril Game Boy da Nintendo

DA REPORTAGEM LOCAL

Após cinco anos de seu lançamento nos EUA e custando 34,8% mais, chega ao Brasil em abril o videogame portátil Game Boy, da Nintendo. Fabricado em Manaus pela Playtronic –associação entre a Estrela e a Gradiente–, o Game Boy custará US$ 120 (CR$ 107.500, ontem) e disputará um nicho onde reina sozinho o Game Gear, da Tec Toy.
O Game Boy pesa 300 gramas, tem tela em preto e branco de cristal líquido e capacidade para 30 horas de jogo. Nos EUA, custa US$ 89 e possui 340 títulos de jogos. No Brasil, segundo Eduardo Lara, presidente da Playtronic, o game de 8 bits estréia com 20 títulos que terão preço aproximado de US$ 40 cada. O Game Boy será apresentado na UD (Feira de Utilidades Domésticas), de 7 a 17 de abril, no Parque Anhembi.
A Playtronic planeja vender 60 mil unidades do Game Boy em 94. Vai investir US$ 6 milhões em marketing. Sua intenção é abocanhar até o final do ano 40% do mercado de videogames (que girou US$ 150 milhões em 93). A Playtronic diz possuir hoje 28% do total, mas os concorrentes estimam em menos de 15% sua participação. A líder Tec Toy afirma deter 80% do bolo. Esse mercado não é auditado por institutos de pesquisa.
Stefano Arnhold, vice-presidente da Tec Toy, diz que a chegada do Game Boy não preocupa. O portátil Game Gear responde por apenas 5,5% do total de 1,3 milhão de consoles fabricados em 93 sob a licença da Sega. O Game Gear custa cerca de US$ 200 (contra US$ 88 nos EUA).
A Playtronic lança ainda em abril sete cartuchos de jogos para o Super Nintendo. Eles custarão em média US$ 90 cada. A empresa, que começou a operar no Brasil em setembro de 93, tem 53 jogos em catálogo.

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