São Paulo, quarta-feira, 30 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zedillo é considerado fraco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Ernesto Zedillo Ponce de Leon é economista formado pela Universidade de Yale (EUA). Já foi ministro da Educação e do Planejamento e Orçamento do México.
O novo candidato do PRI, que ocupa o poder desde 1929, simboliza o ideário do partido por uma economia estável neste período politicamente conturbado. Zedillo é visto como fraco em suas habilidades políticas e em sua oratória.
No meio político mexicano, o candidato é considerado um discreto especialista em economia, cuja carreira política se desenvolveu à sombra do presidente Carlos Salinas de Gortari.
Zedillo é tido como um tecnocrata sem experiência em eleições porque sua carreira, iniciada aos 20 anos, se desenvolveu na administração pública como investigador econômico da presidência.
Como Colosio, Zedillo adota uma postura moderada em relação ao partido, que tem sofrido tensões internas entre suas alas reformista e tradicional em questões de reforma e liberalismo político. Ele defende a política econômica de livre-mercado do presidente Salinas.
Em 1992, quando assumiu a pasta da Educação, surpevisionou a publicação de livros de história com textos favoráveis às relações entre México e Estados Unidos. Nacionalistas mexicanos reagiram. Durante sua gestão, o analfabetismo sofreu queda de 12.4% para cerca de 8%.

Texto Anterior: Mortes 'ferem' diálogo com Israel, diz OLP
Próximo Texto: Polícia investiga 70 suspeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.