São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO EVITAR O CÓLERA

Usar sempre água tratada. Para os que não dispõem de água clorada, recomenda-se pingar duas gotas de hipoclorito de sódio por litro e esperar 30 minutos para beber ou usar a água. O hipoclorito é vendido em farmácias e distribuído em postos de saúde. Se fervida, deve-se deixar a chaleira cinco minutos sobre o fogo.
Lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, ao preparar qualquer alimento e após ir ao banheiro. Levar mãos infectadas à boca pode significar contaminação pelo cólera.
Frutas, verduras e legumes consumidos crus devem ser cuidadosamente limpos. Lavados em água corrente, recomenda-se também deixá-los no mínimo por 30 minutos em solução clorada (uma colher de sopa de água sanitária por litro de água).
Deve-se evitar os sorvetes cuja procedência não é conhecida –o vibrião sobrevive entre cinco e seis dias no gelo. Os sorvetes industrializados são submetidos à pasteurização, processo que mata o vibrião.
Quando comer fora de casa, observar as condições de higiene dos restaurantes e lanchonetes. Em casa, não deixar os alimentos expostos a moscas e outros insetos.
Peixes e frutos-do-mar devem ser cozidos no mínimo por 15 minutos. Não devem ser ingeridos crus. Na hora do preparo, lavar bem os peixes e frutos-do-mar, retirando as vísceras; devem ser deixados por alguns minutos em água corrente tratada, antes de serem fritos ou cozidos.
Na hora da compra, verificar se os pescados estão com bom aspecto (guelras vermelhas, escamas brilhantes, pele firme, cor e cheiro próprios). Nas feiras e supermercados, os pescados devem estar expostos em bancas limpas ou em balcões refrigerados, com bastante gelo e adequado escoamento da água.
O vibrião colérico não se desenvolve em carnes salgadas ou secas, como o bacalhau. A retirada do sal do bacalhau deve ser feita com água corrente ou potável. De preferência, escaldar com água fervente.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Texto Anterior: O QUE ABRE E O QUE FECHA NO FERIADO
Próximo Texto: Prefeitura restaura Mercado Municipal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.