São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
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Mudança no fluxo será feita por 40 técnicos

LUIZ CARLOS DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito no túnel Presidente Jânio Quadros terá um sentido em cada parte do dia. De manhã (das 2h às 14h), será no sentido bairro-centro. À tarde-noite (das 15h à 1h), na direção centro-bairro.
Nos fins-de-semana e feriados, não haverá alteração de horários. Em dias de jogos de futebol com muito público ou shows no estádio do Morumbi, poderá haver mudança no horário de reversão.
Quarenta técnicos atuarão no sistema, em quatro turnos durante as 24 horas. A operação de reversão do fluxo será feita com cones de borracha e barreiras de plástico (nas cores banco e vermelho), com um metro de altura.
O prazo de uma hora estabelecido para a reversão inclui alguma margem de tolerância para a operação. O tempo real ainda vai depender das primeiras situações.
Mas a operação não deve ser muito rápida. Segundo a CET, será impossível fazer a mudança de fluxo em 15 minutos, por exemplo. Isso porque são muitos os equipamentos a serem removidos (100 cones e 150 barreiras).
Não será permitida a formação de filas para esperar a abertura do túnel. A CET promte agir com rigor e aplicar multas nos infratores.
No fechamento do túnel ao fluxo proveniente dos bairros, às 14h, os técnicos irão desviar o tráfego para as avenidas Lineu de Paula Machado e Oscar Americano. Começa a valer então para esses carros o itinerário usado até ontem (avenida dos Tajurás, ponte Cidade Jardim e avenida Cidade Jardim/Nove de Julho).
O fechamento é comunicado por rádio à equipe que cuida dos procedimentos na outra boca do túnel. Quatro técnicos, em motocicletas, acompanham no interior do túnel a saída dos últimos carros.
Em seguida, é implantado o novo desvio na av. Juscelino Kubitscheck, direcionando o tráfego para o túnel. Mais uma vez, a equipe de motociclistas faz mais uma vistoria no túnel antes de liberá-lo.
Enquanto ele estiver fechado no sentido centro-bairro, o trajeto a ser utilizado também é o mesmo adotado até ontem (avenida Juscelino Kubitschek, avenida das Nações Unidas, ponte Cidade Jardim, avenida dos Tajurás e praça Américo de Moura).
O túnel será destinado exclusivamente a automóveis de passeio. Motoristas de ônibus e caminhões que se dispuserem a atravessá-lo se darão mal. Há um dispositivo de concreto na rampa de acesso ao túnel, na forma da trave de um gol, que irá barrar a movimentação, entalando o veículo infrator.
Em caso de congestionamento no túnel, a recomendação é que os motoristas desliguem os motores. A velocidade máxima permitida será de 60km/h. O túnel conta com radares para flagrar infratores. Em caso de acidente, o guincho da CET mais próximo será deslocado. (Luiz Carlos Duarte)

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