São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vôlei quer titulares e já pensa em Atlanta

SÉRGIO KRASELIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A volta definitiva para o vôlei brasileiro de Tande, Giovane, Maurício, Marcelo Negrão e Carlão, titulares da seleção que atuam na Itália, está deixando o técnico José Roberto Guimarães apreensivo.
"Seria bom se o projeto de trazer os cinco jogadores de uma vez para o Brasil já estivesse concluído. Isso me deixaria mais tranquilo", diz Zé Roberto. O técnico ressalta que "o plano do Banco do Brasil e da Confederação Brasileira de Vôlei de trazer de volta os jogadores é excelente".
Segundo o treinador, quanto mais rápido se der a definição deste projeto, melhor será para o cronograma de trabalho a ser estabelecido para a seleção.
Zé Roberto adianta que a intenção é colocar cada um dos 'brasilianos' em clubes diferentes, o que, além de fortalecer, deixaria mais equilibrada a Liga Nacional.
"Poderíamos ter jogadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Mas tudo isso depende do rumo das negociações com os clubes", afirma o treinador.
Por enquanto, a única certeza do treinador campeão olímpico é que ele vai poder contar com o capitão Carlão a partir do próximo dia 12. O atacante retorna amanhã da Itália, após a eliminação de seu time, o Maxicono/Parma, nas quartas-de-final da Liga Italiana. O jogador ganha uns dias de férias com sua família em Fortaleza.
Já a apresentação dos outros quatro titulares que atuam na Itália se dará à medida que suas equipes forem sendo eliminadas do campeonato de vôlei italiano.
Segundo Zé Roberto, para a seleção se preparar devidamente para as Olimpíadas de Atlanta, em 96, é fundamental que estes jogadores estejam atuando no Brasil a partir de agora. "Isso possibilitará o acompanhamento físico e técnico de cada um dos jogadores permanentemente", diz Zé Roberto.
Enquanto aguarda a concretização deste projeto, o técnico tem trabalhado com os seis jogadores já convocados. Ontem, Max, Toaldo, Nalbert, Douglas, Pinha e Paulão treinaram em dois períodos em Itapecerica da Serra (33 km a sudoeste de São Paulo).
Os atletas serão dispensados para os feriados da Páscoa e voltam a se reunir na próxima segunda-feira no Rio de Janeiro. Além deles, se integram ao time Gílson, Talmo, Jorge Édson, Kid e Leandro. Os treinos da equipe acontecem no mesmo dia em uma academia da Barra da Tijuca (zona sul da cidade), em continuidade à preparação para a disputa da Liga Mundial.
A estréia do Brasil no torneio será contra a Bulgária. A seleção enfrenta os búlgaros nos dias 6 e 7 de maio em Varna. Dias 13 e 14 os atuais campeões da Liga pegam a Grécia em Atenas. A seleção só joga no Brasil dias 21 e 22 de maio no Rio, contra os EUA.

Texto Anterior: Cruzeiro precisa apenas do empate esta noite
Próximo Texto: Seleção recebe Edna e Estefânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.