São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi diz ter acordo com rival na Itália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Silvio Berlusconi, o líder da coligação de direita que venceu as eleições parlamentares na Itália, se reuniu ontem com Umberto Bossi, do Liga Norte, um dos três partidos da coligação.
O magnata da mídia disse em seguida que seu caminho para ser primeiro-ministro está aberto.
Bossi havia dito que os interesses de Berlusconi como grande empresário o desqualificavam como candidato a premiê.
Respondendo se Bossi havia voltado atrás em seus comentários, Berlusconi disse: "Acho que essa é a conclusão de nosso encontro".
Berlusconi disse que a Aliança Nacional, partido neofascista que integrou a coligação vencedora, deverá fazer parte do governo.
O presidente italiano, Oscar Luigi Scalfaro, é quem deve nomear o novo primeiro-ministro. Berlusconi, porém, disse achar "lógico" que seja ele o escolhido.
"Isto é uma aliança eleitoral. Há um partido que é a maior força eleitoral nessa aliança e eu sou o líder dessa aliança", disse.
"Se tudo correr como deve nós rapidamente estaremos prontos a dar ao país um novo governo. Mas antes temos que entender direito se existe a chance de um programa comum", afirmou Bossi sobre o encontro com "Berlusca", como é conhecido pelos italianos.
O líder dos ex-democrata-cristãos renunciou ontem. Mino Martinazzoli era secretário-geral do Partido Popular Italiano.
Herdeira do partido que controlou a vida política da Itália desde o fim da Segunda Guerra, a coligação de partidos de centro terá apenas 46 cadeiras na Câmara.
O PPI deve fazer um congresso nas próximas semanas. Martinazzoli disse, através de seu porta-voz Marco Giudici, que sua tarefa de servir como uma ponte entre os dois está cumprida.

Texto Anterior: IRA anuncia cessar-fogo de três dias e pede volta ao diálogo de paz
Próximo Texto: Mandela rechaça o adiamento de eleições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.