São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre o deputado americano que nunca faltou a votações na Câmara

DE WASHINGTON

O deputado William Natcher, 84, considerado uma das últimas reservas morais do Congresso dos EUA, morreu ontem de ataque cardíaco.
Natcher nunca faltou a uma sessão da Câmara em que houvesse votação durante 40 anos, até o último dia 3, quando seus médicos não permitiram que ele deixasse o hospital Naval de Bethesda, onde morreu.
Quando Natcher foi internado no último dia 1, a Câmara suspendeu os trabalhos para evitar que se ausentasse pela primeira vez.
No dia seguinte, Natcher foi ao Capitólio em maca de rodas, com tubo de oxigênio no nariz, para manter o seu recorde.
Natcher fez todas as suas campanhas políticas apenas com seu próprio dinheiro e gastou sempre menos de US$ 10 mil em cada uma delas.
Ele representava o segundo distrito do Estado de Kentucky, região centro-sul oriental do país. Foi eleito pela primeira vez em 1953, quando era promotor público na sua cidade natal de Bowling Green.
Pertencia ao Partido Democrata, onde se alinhava entre os mais conservadores. Atingiu seu cargo mais importante na estrutura da Câmara há dois anos, quando assumir a presidência da Comissão de Orçamento.
O presidente Bill Clinton, que teve em Natcher um vigoroso defensor, disse: "Algumas pessoas acham que a morte de Bill Natcher marca o fim de uma era na política dos EUA. Espero que não".
Natcher era viúvo. Sua mulher de 53 anos, Virginia, morreu em 1991. Ele deixou duas filhas e seis netos.

Texto Anterior: Clinton oferece US$ 25 mil pela demissão de funcionários públicos
Próximo Texto: Estudantes vencem briga com premiê da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.