São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pombo faz vôo recorde entre França e China

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um pombo-correio voou mais de 8.000 km, batendo os recordes de resistência de sua raça, entre o sul da França e Pequim, na China.
Em julho de 1992, o inglês William Pope soltou o animal na França para que ele fosse até Watchet, no sudoeste da Inglaterra.
Sua identificação foi possível graças ao anel de registro que levava em uma das patas.
Segundo o chinês Li Rur Yong, que o encontrou, a ave já teve vários filhotes durante sua estadia em Pequim. Pope disse que não vai à China buscar seu pombo.
Alguns especialistas acreditam que o pombo-correio conseguiu chegar a Pequim a bordo de algum navio.
Para se orientar, os pombos-correios detectam a discrepância entre os estímulos que eles observam no local em que se encontram e os conhecimentos que têm armazenados sobre a sua região de origem.
Eles voam de volta para casa para amenizar esta discrepância.
Estudos mostram que essas aves respondem a estímulos de seu relógio biológico interno e usam a posição do Sol como referência.

Texto Anterior: Polícia chinesa prende militante da oposição
Próximo Texto: Sérvios acusados de limpeza étnica; Acidente de ônibus mata 44 no Peru; A FRASE; Cuba suspende festa do Dia do Trabalho; Homem é condenado por degolamento; Britânico é o mais pessimista, diz pesquisa; Povo de Cingapura aprova chibata; Queda de helicóptero mata 15 na Argélia; Clinton recebe ameaças eletrônicas; Ricos do Haiti se livram do embargo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.