São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JAL entra na guerra de tarifas

A Japan Airlines (JAL), sua concorrente direta All Nippon Airways (ANA) e a Japan Air System (JAS) reduziram ontem suas tarifas internacionais na classe econômica em média em 30%.
As companhias japonesas tentam assim reverter a queda global no número de passageiros. A JAL, líder dos vôos internacionais no Japão, prevê prejuízo de US$ 291 milhões no ano fiscal encerrado na quinta-feira. A ANA, que tem a maior rede de vôos domésticos, espera perda de US$ 29,1 milhões no mesmo período.
Em janeiro, a JAL revelou que vai eliminar 5.000 empregos –ou 23% do quadro total– em quatro anos, para enfrentar as companhias estrangeiras, sobretudo norte-americanas, que já aplicaram planos de reestruturação.
Um porta-voz da empresa disse ontem que a redução nas tarifas da classe econômica já está dando resultados: "A venda de passagens para abril cresceu 42% em relação a abril do ano passado".
As companhias aéreas temem uma redução no faturamento com a inauguração, em setembro, do aeroporto internacional de Kansai, o primeiro aberto 24 horas no Japão. O risco, dizem, é de oferta excessiva de assentos.

Texto Anterior: EUA e Coréia do Sul adiam exercício militar
Próximo Texto: Polícia chinesa prende militante da oposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.