São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coronel Limoeiro

À medida que os coronéis políticos de Pernambuco foram perdendo influência, o folclore em torno de seus nomes cresceu. Um que deixou muitas histórias foi o coronel Chico Heráclito, de Limoeiro.
O caso mais famoso é o da inauguração do estádio de futebol da cidade, quando o Central Limoeirense enfrentou um rival da região. Por insistência dos filhos, patronos da equipe, Chico Heráclito, que não entendia nada do esporte, foi à tribuna de honra assistir o jogo.
A partida transcorreu sem gols até os 44 minutos do 2º tempo. Aí o juiz resolveu marcar um pênalti contra o time da casa. A torcida levantou-se irada e o coronel perguntou a um filho o que estava acontecendo.
– O juiz diz que foi falta e mandou cobrar um pênalti!
– Se marcou, agora tem que cobrar –afirmou o coronel, respeitando a autoridade do juiz.
– Mas assim nós vamos perder o jogo, papai.
– Ah! É ruim para o nosso povo? Pois então mande cobrar na outra meta –ordenou, singelamente, Chico Heráclito.
Desnecessário dizer que o Central Limoeirense venceu o jogo.

Texto Anterior: Pegou; Nervo exposto; Efeito financeiro; Controle total; Frente a frente; Última hora; Hora do troco; TIROTEIO
Próximo Texto: Itamar indicou Ricupero para ministro da Fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.