São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por hora, investidor está a salvo da URV

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

No mês de estréia da URV (Unidade Real de Valor), a sua variação ficou abaixo da média dos três índices de inflação que a compõem. O IGP-M de 45,71%, o IPCA-E de 43,63% e a terceira quadrissemana do IPC-Fipe de 41,31%, todos os três índices referentes a março, forneceram uma média aritmética de 43,55% para o cálculo da URV.
Mas o Banco Central não precisa seguir a média aritmética. A URV, pelo texto do decreto 1.066, pode ser arbitrada entre o maior e o menor dos três índices.
Foi exatamente o que se fez. O BC elevou a variação diária do indexador para 2,06% no último dia 29 e definiu a alta da URV em 43,26% para março.
Isto pode provocar arranhões na credibilidade do novo indexador, tida como essencial para a adesão voluntária e maciça da sociedade brasileira a ele?
Em princípio, não. E desde que a defasagem não se amplie muito daqui para a frente. Do ponto de vista do investidor, o importante foi que o BC conseguiu calibrar um ótimo juro real sobre o maior dos três índices que compõem o novo indexador.
Como o CDI-over fecha o mês com um rendimento acumulado de 46,99%, o juro real sobre a URV alcança 2,6%. O over-selic rendeu 46,42%, com juro real de 2,21% além do indexador.
O juro real do CDI foi maior do que o do over porque a variação do interbancário privado no último dia útil de março já antecipou os 61,96% da abertura do over no dia 4 de abril.
Na transição de abril para maio acontecerá o oposto, já que a taxa inaugural de maio está sendo prevista em 56%. Em abril, o over terá de pagar juro real de 2,73% para que o do CDI fique em 2,5%.
E a URV de abril? O mercado imagina que a primeira projeção do indexador não ficará muito distante dos 43,26% de março. As instituições estão, por enquanto, operando com um número entre 43,26% e 43,55%, a média aritmética de março.
Nestas hipóteses, o juro real oscilaria entre 2,72% e 2,93%, já que o rendimento projetado para abril atinge 47,46%.
A interpretação majoritária do mercado para o IGP-M de 45,71%, surpreendentemente alto, foi a de que, pelo fato de ter sido muito alto em março, não terá fôlego para repetir a mesma façanha agora em abril.
Os bancos que fazem coleta própria de preços estão detectando perda de ímpeto para o item alimentação. "DV Inflação" projeta Fipe para abril de 43,32% e IGP-M de 44,50%.

Texto Anterior: A primeira vítima do Plano FHC
Próximo Texto: Compare seus investimentos com a URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.