São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo é 'prova de fogo' para Luxemburgo

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico do Palmeiras, Wanderley Luxemburgo, terá hoje, contra o Santos, uma espécie de prova de fogo. Se vencer, provará que os resultados negativos das últimas semanas foram mesmo um "mau momento", como costuma dizer. Se perder, porém, não faltarão palmeirenses para cobrar da diretoria o seu afastamento.
Treinador que levou o Palmeiras a reconquistar o título paulista, após 17 anos, e o brasileiro, depois de 20, Luxemburgo chegou a ter seu nome lembrado para substituir Carlos Alberto Parreira no comando da seleção, quando o Brasil esteve ameaçado de não se classificar para a Copa.
Agora, o quadro mudou. Seu trabalho tem sido alvo de muitas críticas, sobretudo quanto a não criar novas opções táticas para o Palmeiras e a não ter pulso firme diante de um elenco de estrelas.
Ainda assim, o técnico acredita que não tenha que provar nada a ninguém. "Não me preocupo em responder à torcida ou à imprensa. Isso não combina com a minha personalidade", declarou, logo após a vitória (4 a 2) sobre o Guarani, na sexta-feira.
Luxemburgo garantiu que não pensa em pedir demissão. "Seria assumir uma culpa que não tenho", afirma. "Mas, se sair, será de cabeça erguida", tem dito.
Após a derrota (2 a 1) para o Boca Juniors, quarta-feira, pela Taça Libertadores (principal competição interclubes da América do Sul), o técnico tomou a decisão de barrar o goleiro Sérgio e o meia Rincón do time titular.
Somente Sérgio, porém, foi afastado. Numa conversa "de homem para homem", foi convencido pelo colombiano a recuar. "Senti que ele estava com muita vontade de jogar. Então, tive a coragem de mantê-lo, apesar das pressões", disse Luxemburgo.
Sobre sua expulsão na partida contra o Guarani, o treinador disse que não foi por nervosismo. "Pelo contrário. Mantive a cabeça no lugar e evitei que meus jogadores fossem expulsos."(MMo)

Texto Anterior: GNT mostra decisão inusitada
Próximo Texto: Jogar hoje incomoda Mazinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.