São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERNAS CAMPEÃS

CLAUDIA MORAES

pernas CAMPEÃS
Quando as pernas entram em campo, é a glória. Tanto faz se são esguias ou generosas, desde que estejam em sua melhor forma. Como ficam longe do coração, as pernas devem ser exercitadas para ativar a circulação. Isso ajuda a evitar pele ressecada, inchaço, varizes e celulite.
Medidas simples podem prevenir problemas de má circulação. Nunca fique parada em pé por muito tempo. Use salto por volta de cinco centímetros de altura, para que o movimento do pé facilite o retorno do sangue ao coração.
Coxas de estátua são conquistadas degrau por degrau: dispense o elevador. Caminhe quatro quilômetros por dia (cerca de 40 minutos) , marcha contínua. Não vale passear no shopping parando toda hora para ver vitrines. As pernas também vão longe com minutos por dia em bicicleta de exercício ou uma hora em bicicleta normal.
Garantidas a firmeza e a boa circulação, só falta agradar ao tato e ao olhar. Veja ao lado como manter a pele macia, encarar a celulite e usar alguns truques para realçar o seu tipo de perna.
TÁTICA
Quase nenhuma mulher está contente com o par de pernas que tem. Quem acha as próprias pernas muito grossas pode jogar com meias-calças de cores escuras e ganhar um look mais esguio. Deve evitar saias no joelho, que deixam qualquer perna "batatuda". Melhor, para quem tem pernas grossas, é usar mínis ou vestidos longos. Saltos altos alongam a silhueta, mas cuidado para não exagerar e acabar enriquecendo ortopedistas. Shorts cavados também deixam as pernas mais compridas: em compensação, difícil não ficar com um jeito vulgar. As Olívias Palito criam efeitos especiais com meias-soquetes ou sete-oitavos, acessórios que "quebram" a linha das pernas, dando a impressão de que são mais grossas. Meias-calças de cores vibrantes ou com estampas também "engordam". Roupas com cortes de cintura baixa "encurtam" a imagem das pernaltas. Aproveite as canelas finas: são ótimas para usar calçados abotinados.
MEIO DE CAMPO
A celulite, pesadelo de tantas, é causada pelo acúmulo de líquidos no tecido da derme superficial (a camada logo abaixo da pele). Tratamentos como mesoterapia ou eletrolipoforese dão bons resultados nos estágios iniciais do problema. A supervisão médica é indispensável para avaliar se há alguma contra-indicação e controlar as aplicações. Na mesoterapia, injeta-se produtos químicos na camada logo abaixo da pele, que "dissolvem" a gordura no local da aplicação, liberando o líquido retido pelo tecido. A eletrolipoforese faz a mesma coisa através de pequenos choques elétricos. Os dois tratamentos também reduzem a gordura localizada.
FINALIZAÇÃO
A pele das pernas, mais exposta ao vento e submetida à depilação, resseca com facilidade. Aplique um hidratante diariamente. Nas áreas dos joelhos e tornozelos, a pele tende a engrossar e ficar áspera. Cremes à base de uréia, ácido acetil-salicílico e outros removem a camada endurecida e ajudam a manter a suavidade. Esses cuidados evitam pelos encravados após a depilação. Falando nela: após aplicar cera ou creme depilatório, lave bem a área para remover resíduos e evitar irritações.

Texto Anterior: Lésbicas e gays ganham 1.º guia
Próximo Texto: o pior do MAU HUMOR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.