São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Primeiro round; Segundo round; Fiel escudeiro; Reação contrária; Estocada; De grão em grão; Boi na linha; Mote político; Soma de votos; Batata quente

DE GRÃO EM GRÃO

Primeiro round
Será amanhã a primeira batalha dos quercistas para matar no ninho a candidatura Sarney à Presidência. Na reunião da Executiva do PMDB, vão minar a tentativa de Luiz Henrique de convocar o Diretório Nacional, único que pode autorizar a realização de prévias.

Segundo round
Se Luiz Henrique conseguir convocar o Diretório Nacional do PMDB para decidir sobre as prévias –que escolheriam Sarney como candidato–, sobrará aos quercistas a alternativa de esvaziar a reunião, daqui a uma semana.

Fiel escudeiro
Fleury diz que não apóia, nem abertamente nem nos bastidores, a candidatura Sarney. Afirma que é mais uma tentativa de atritá-lo com Quércia. A conferir.

Reação contrária
O diretório paulista do PSDB vem acumulando cartas e telegramas de militantes contrários a uma aliança do partido com o PFL. Quem presta mais atenção no volume é Mário Covas. Afinal, é a manifestação de seu terreiro.

Estocada
Provável substituto de Maluf na sucessão, Esperidião Amin (PPR-SC) envenena o tratamento que o PSDB vem dispensando ao PFL nas articulações de uma aliança: "Nunca vi o noivo deixar a noiva tanto tempo no sereno."

Aos poucos, cresce a idéia de convocação de uma eleição, ainda este ano, para escolher os membros de uma Reconstituinte esclusiva. Delfim Netto (PPR-SP) é o mais novo sócio do clube.

Boi na linha
Corre entre empresários paulistas a informação de que Afif Domingos articula um encontro entre Quércia e Nelson Jobim (PMDB-RS) para discutir a revisão constitucional. Mais do que alívio, a notícia causou apreensão.

Mote político
O comando quercista planeja uma mobilização de prefeitos contra o projeto de reforma tributária de Luiz Roberto Ponte (PMDB-RS) que prevê o fim dos impostos estaduais e municipais. Quércia não perderá este palanque.

Soma de votos
Os senadores Ronan Tito e Alfredo Campos, ambos do PMDB mineiro, estão articulando uma chapa singular ao Senado. Campos concorreria como titular e Tito, que quer deixar a política mas é bom de voto, como suplente.

Batata quente
Onofre Quinan (PMDB-GO) renunciou à presidência da Comissão dos Nove, do Senado, que julga o pedido de cassação de Ronaldo Aragão (PMDB-RO). Agora o PMDB terá que indicar Márcio Lacerda (MT) ou César Dias (RR).

Próximo Texto: Mosca azul; Sem saída; Nova função; Porta de emergência; Polícia para quem precisa; Conflito fiscal; Lentidão; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.