São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
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Túnel enfrenta primeiro teste hoje

LUIZ CARLOS DUARTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel Presidente Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros, vive hoje o seu primeiro grande teste. Inaugurado quinta-feira, o túnel custou US$ 178 milhões e liga os bairros Itaim-Bibi e Morumbi.
O trânsito terá um sentido em cada parte do dia. De manhã (das 2 às 14h), será no sentido bairro-centro. À tarde-noite (das 15h à 1h), na direção centro-bairro.
Pela manhã, o túnel irá absorver o fluxo procedente do Morumbi e Butantã, através de duas entradas: na av. Oscar Americano, em frente ao parque Alfredo Volpi, e na av. Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club (veja quadro).
O trânsito enfrenta dois testes. O primeiro é verificar se no horário de pico, das 6h30 às 8h, o estreitamento de faixa no interior do túnel irá prejudicar o fluxo dos bairros.
É que as duas ramificações têm faixa única, com a passagem de um só carro por vez. No tronco principal do túnel, a faixa é dupla.
O segundo problema surge após a travessia do rio Pinheiros. Em função das obras do corredor viário sudoeste, há desvios por ruas estreitas e estrangulamentos.
Para o período da tarde, os problemas permanecem. Caso não haja fluidez na saída do túnel, há risco de congestionamento no tronco principal do túnel, no horário de pico (das 17h às 20h).
Reversão
A mudança de sentido no trânsito será feita a partir das 14h. A operação irá durar em torno de uma hora, tempo em que o túnel ficará fechado.
O fechamento é comunicado por rádio à equipe que cuida dos procedimentos na outra boca do túnel. Motociclistas e carros da CET acompanham a passagem dos últimos carros.
Em seguida equipes da CET removem os equipamentos de sinalização (cones e barreiras branco e vermelha) e vistoriam o túnel.
Com o fechamento, o tráfego procedente dos bairros será desviado para o itinerário usado até a inauguração do túnel (av. Tajurás, ponte Cidade Jardim e av. Cidade Jardim/Nove de Julho).
Enquanto o túnel não estiver aberto para o sentido centro-bairro, o itinerário a ser adotado também é o mesmo que vinha sendo usado antes (av. Juscelino Kubitschek, av. Nações Unidas, ponte Cidade Jardim, av. dos Tajurás e praça Américo de Moura).
O túnel é destinado exclusivamente a automóveis e proibido para caminhões e ônibus (exceto ônibus a gás). Um dispositivo de concreto nas rampas de acesso impede a passagem de veículos com altura superior a 3m50. A velocidade máxima pemitida é de 60km/hora. O movimento estimado é de 18 mil carros por dia.
Em caso de congestionamento, os motoristas devem desligar os motores. O túnel tem 880 m. Se somados os acessos a céu aberto, a extensão sobe para 1.400 m.

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