São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obras na JK atrapalham trânsito que sai do túnel

VICTOR AGOSTINHO
PAULO FERRAZ

VICTOR AGOSTINHO; PAULO FERRAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel sob o rio Pinheiros passou no seu primeiro teste com trânsito pesado. Não houve congestionamentos, mas o movimento de carros na região foi menor que o esperado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
A expectativa é que 18 mil carros trafeguem pelo túnel diariamente. Ontem, cerca de 10 mil carros optaram pelo novo trajeto.
Segundo Walter Coronado, secretário municipal de Transportes, no horário de pico da manhã (entre 7h e 9h30) passaram pelo túnel 5.000 carros –2.000 por hora.
No começo da noite, entre 18h e 19h, 1.984 veículos circularam pelo túnel presidente Jânio Quadros. O movimento total de ontem, até as 21h, foi estimado em aproximadamente 10 mil veículos.
"O teste definitivo acontece amanhã (hoje). Tradicionalmente segunda-feira é um dia com pouco trânsito na cidade. Terça é mais complicado", disse Coronado.
Se na avenida JK e dentro do túnel o trânsito fluía bem, o mesmo não acontecia com as vias de acesso à avenida Juscelino Kubitschek (leia texto abaixo).
A lentidão na rua Bento de Andrade e na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no Itaim, se manteve em função das obras da passagem de nível sob a avenida Santo Amaro.
O secretário reconhece que "o túnel por enquanto só está sendo muito vantajoso para quem pretende ir para regiões vizinhas da Juscelino Kubitschek, antes da avenida Santo Amaro".
Hoje a CET quer tentar uma solução para desafogar o trânsito na esquina da Santo Amaro com a Juscelino. A idéia é empurrar os tapumes que estão no local para dentro da obra da passagem de nível e, com isso, ganhar mais espaço para carros na Santo Amaro.
Além disso, a prefeitura pretende jogar os ônibus para o contrafluxo da mesma avenida. Ou seja, uma pista sentido centro-bairro será usada a partir de hoje pelos ônibus no sentido bairro-centro.
O ponto exato dessa transferência ainda não havia sido definido até as 21h de ontem.
"Vamos adotar essas mudanças porque conseguimos ver de helicóptero que de manhã o trânsito da Santo Amaro não é tão intenso na pista que leva ao bairro", afirmou o secretário dos Transportes.
Os testes não terminam por aí. A CET quer reduzir em 15 minutos o tempo que os funcionários levam para fechar e reverter a mão do túnel sob o Pinheiros.
Como só um dos dois túneis foi construído por enquanto, todos os dias às 14h o fluxo é invertido. A operação demorava 60 minutos. A partir de hoje deve durar 45 minutos. Não há data definida para a conclusão do segundo túnel.
Com a redução no tempo da reversão, de 1h45 até 14h, o túnel receberá o tráfego no sentido Morumbi-Itaim. Das 14h45 até 1h, no sentido Itaim-Morumbi.

Texto Anterior: Medaglia quer moda no Centro Cultural
Próximo Texto: Tráfego no interior foi normal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.