São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Manual do IR não chega a bancos

DA REDAÇÃO

Contribuintes do Imposto de Renda que foram ontem às agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal em São Paulo, à busca de formulários, manuais ou disquetes, ficaram frustrados. As agências ainda não haviam recebido o material ou, quando receberam, o número ficou muito aquém da procura.
Este foi o caso da CEF, cujas agências procuradas pela Folha viram esgotar em poucos minutos os 30 a 40 manuais disponíveis..
Segundo a CEF, até ontem haviam chegado apenas 130 mil manuais, do total de 800 mil previstos para serem distribuídos entre 200 agências da capital, Grande São Paulo e Baixada Santista. Prevê-se que até amanhã a distribuição esteja normalizada.
A assessoria da CEF informou que a Receita Federal alegou atraso do fornecedor para a não-entrega do material dentro do prazo previsto. Os manuais e formulários não serão enviados pelo correio aos contribuintes porque, segundo a Receita, não há verba disponível.
O Banco do Brasil, até ontem, tinha distribuído cerca de 100 mil manuais e formulários, de um total de dois milhões destinados ao banco para suas 500 agências no Estado de São Paulo.
Quem quiser ir hoje a um local com a certeza de que encontrará o manual ou o disquete, em São Paulo, precisará procurar a Receita Federal na av. Prestes Maia, 733, ou na rua Teixeira da Silva, 217, travessa da av. Paulista.
Para obter o disquete, o contribuinte deve levar outro, virgem, para troca. É o de cinco polegadas por um quarto, dupla face e dupla densidade.
Quanto aos formulários o problema não é tão sério porque são vendidos em papelarias.
Este ano, os bancos privados não vão receber declarações. Esta tarefa ficará restrita aos bancos oficiais credenciados (ver quadro) e delegacias da Receita Federal. Há negociações para que o Banespa integre a lista.
Com essa decisão, a rede de agências e postos bancários que recebe as declarações cairá pela metade. De um total de 30.520 locais, a rede pública responde por 14.976, incluído o Banespa.
Em Brasília, o secretário Osiris Lopes Filho disse que a Receita está entregando o material "a tempo e a hora". E completou: "Este ano vamos ser iconoclastas, quebrando a regra do adiamento".

Próximo Texto: Procura faz lembrar 'INPS'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.