São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Aleijadinho

MARIO CESAR CARVALHO
DO ENVIADO ESPECIAL

Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto). Filho de um mestre de obras reais (Manuel Francisco Lisboa) e de uma escrava (Izabel), não se sabe ao certo o ano em que nasceu. Há três hipóteses: 1728, 1730 e 1838. Morreu na mesma Vila Rica em 1814.
Contra a lenda de que seria autodidata e teria aprendido tudo com o pai, o historiador Geraldo Dutra de Moraes diz que ele estudou seu ofício. Frequentou aulas de gramática, latim, matemática, história sagrada e filosofia com os frades leigos da Terra Santa em Vila Rica. Aprendeu os ofícios de carpinteiro, entalhador, escultor e teve noções de arquitetura.
Sua doença, que começou a se manifestar em 1777, é tema de polêmica até hoje. Fala-se em zamparina (surto de gripe de 1780 que provocava mudanças no sistema nervoso), lepra nervosa etc.
Quando fez uma de suas obras-primas, o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos (1796-1895), já era carregado por escravos e trabalhava à noite para evitar o escárnio. Mesmo com a doença, esculpiu as 66 imagens em madeira e os 12 profetas em pedra-sabão. Fez obras em Ouro Preto, São João del Rey, Mariana e Sabará.
Foi redescoberto pelos modernistas nos anos 20 deste século. A partir de então é considerado um dos maiores escultores do país.
"A arquitetura dele possui uma molesa acarinhante, uma sensualidade lenta que Portugal desconhece", escreveu Mário de Andrade.

Próximo Texto: Chiaroscuro; Gangorra; Ponte-pênsil; Sinteko; Trio Los Panchos; Laçarote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.