São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filarmônica de São Petersburgo começa turnê brasileira em Salvador

MARCO CHIARETTI
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Filarmônica de São Petersburgo estréia turnê brasileira em Salvador
A Orquestra Filarmônica de São Petersbrugo, antiga Filarmônica de Leningrado, começou ontem sua série de apresentações no Brasil, com um concerto marcado para as 21h no teatro Castro Alves, em Salvador.
O programa incluiu a abertura da ópera "La Gazza Ladra", do italiano Gioacchino Rossini (1792 - 1868), o Concerto para Piano e Orquestra em Dó Menor, opus 26, do russo Sergei Prokofiev (1891- 1953) e a Sinfonia n.4 em Fá Menor, opus 36, do também russo Piotr Ilich Tchaikovsky (1840 - 1893).
Os 110 músicos da orquestra, uma das mais famosas do mundo, são regidos, na primeira fase da turnê, por Mariss Jansons, 51, um dos dois maestros que sucederam a Yevgeni Mravinsky (1903 -1988), o regente que tornou a Filarmônica de Leningrado uma das mais conhecidas do mundo.
O outro maestro, Yuri Termikanov, apresenta-se ao final do roteiro, em Curitiba e em São Paulo (entre 19 e 21 de abril).
Jansons, nascido em Riga, disse anteontem, em uma entrevista coletiva, que a situação da música erudita não é a melhor possível na Rússia. Um músico da Filarmônica tem uma salário médio de US$ 100.
A maior parte da renda destes artistas vem das turnês internacionais (a orquestra realiza entre cinco e seis por ano).
Segundo Jansons, o ensino de música é o mais afetado, já que muitos professores deixam o país em busca de melhores salários. "Há muito interesse entre os jovens, mas pouco dinheiro", disse o maestro.
O pianista brasileiro Edoard Monteiro, 26, vencedor do Concurso Internacional de Colônia, na Alemanha, acompanha a orquestra.
O concerto faz parte do projeto Concertos de Vinólia, promovidos pela Elida Gibbs, uma divisão da multinacional Gessy Lever.
Segundo funcionários da empresa, o projeto deve custar cerca de US$ 1 milhão. Em 1993, a produtora Dell'Arte, que trabalha com a Gessy, trouxe a Sinfônica de Moscou.

O jornalista MARCO CHIARETTI viaja a convite da produção dos Concertos de Vinólia

Texto Anterior: Jornais europeus publicam trechos de diários do cineasta Coppola
Próximo Texto: Verão norte-americano prepara suas estréias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.