São Paulo, quarta-feira, 6 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede aluga software multimídia em CD-ROM

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Se a experiência da Blockbuster Video der certo, talvez a mídia interativa norte-americana entre em novo estágio de vida. A Blockbuster, uma das maiores redes de lojas de aluguel e venda de vídeos e discos do país, lançou um programa que pretende trazer software e hardware de multimídia para o mercado de massa. A rede já começou a alugar CD-ROM para o público.
Até hoje, a distribuição de programas de multimídia nos EUA esteve limitada a lojas de computador ou catálogos que vendem pelo correio. O plano da Blockbuster é tornar esses produtos acessíveis a qualquer pessoa e colocá-los nas prateleiras de suas lojas de aluguel.
No início, a Blockbuster vai alugar jogos e programas apenas nas suas 57 lojas da região de San Francisco. Até o final do ano, a empresa pretende estender o serviço às mais de 4.000 lojas que tem espalhadas pelo país.
A idéia é diversificar o máximo possível a oferta. A rede está apresentando cerca de 200 programas de CD-ROM de mais de 35 diferentes fabricantes. Os temas vão desde jogos e aventura até educação e programas especializados.
Também o hardware está sendo testado e cada uma dessas lojas tem cinco quiosques de cinco diferentes fabricantes de equipamento de multimídia: o Real 3DO Multiplayer da Panasonic, o Genesis CD Player da Sega, o CD-I da Philips, o Macintosh TV da Apple e o sistema PS/1 da IBM.
A empresa não tem planos de entrar no mercado de hardware e está oferecendo equipamento apenas para familiarizar seus consumidores com o CD-ROM. O projeto é de que os quiosques não só acabem com o medo que grande parte do público tem dos computadores como também convençam os consumidores de que vale a pena comprar o equipamento e alugar jogos e programas.
À exceção dos sistemas da Apple e da IBM, também os equipamentos podem ser levados para casa. Aqueles que, depois de alugar, decidirem ter seus próprios hardware, podem comprar os da marca Sega, Philips ou Panasonic na própria loja. Os computadores Macintosh e IBM são vendidos através de um número específico de telefone com prefixo 800.
No momento os preços de aluguel da Blockbuster multimídia são de US$ 4 por programa e US$ 15 pelo equipamento. Os consumidores podem ficar com os produtos por três dias.

Texto Anterior: Macintosh mostra as armas para a "guerra" dos micros
Próximo Texto: VGArt anuncia novos monitores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.