São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Jogo de xadrez; Sem alternativa; Peso bruto; Material de campanha; Pisada na bola; Aposta na zebra; O fator eleitoral; Linha dura

Jogo de xadrez
Ao aprovar as prévias para escolha do presidenciável do PMDB nas condições que queria, Quércia pôs Sarney e Requião em cheque. Se perderem, não poderão contestar o resultado e terão que apoiar o adversário. Ao menos em público.

Sem alternativa
Agora, Sarney terá que fazer força realmente para ganhar as prévias do PMDB. Mesmo que isto pareça impossível. Derrotado, só poderá cumprir a promessa de apoiar FHC se o fizer veladamente –o que desvaloriza seu cacife.

Peso bruto
São vários os parlamentares antiquercistas pessimistas com as prévias. É que boa parte dos votos do colégio estimado entre 20 mil e 30 mil eleitores é controlada pelos prefeitos, aliados de Quércia no movimento municipalista.

Material de campanha
A recente edição nacional da revista da Associação Paulista de Municípios gasta 50 páginas em louvações ao governo Quércia. Governador em exercício, Fleury aparece em apenas uma foto. Não por acaso, atrás de Quércia.

Pisada na bola
Aloísio Vasconcelos (PMDB), antiquercista militante, está irritado com a família Sarney. Ouviu Zequinha e Roseana dizerem que apóiam FHC em qualquer circunstância: "Então para que serve a candidatura do pai deles?"

Aposta na zebra
Interpretação corrente ontem no Congresso após a divulgação do nome de vários pedetistas na lista dos bicheiros: aumenta a chance de Brizola desistir da Presidência e apoiar outro candidato –que, por falta de opções, seria Quércia.

O fator eleitoral
Aldo Rebelo (PC do B-SP) tenta marcar uma reunião com Quércia durante o fim-semana para discutir a revisão constitucional. À medida que a campanha sucessória esquenta, aumentam as chances de Quércia tirar o PMDB da revisão.

Linha dura
Os militares conseguiram, mais uma vez, evitar a concessão de gratificações a grupos estanques do serviço público. A proposta do governo para os grevistas do Orçamento é de que adiem suas expectativas até novembro, no mínimo.

Próximo Texto: Aliança torta; Reação interna; Buraco no caminho; Estranhos no ninho; Pulo fora; Despacho acadêmico; Desejo escondido; Moeda de troca; Peso relativo; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.