São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado agrada quercistas

MÁRIO SIMAS FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão do Diretório Nacional do PMDB agradou os quercistas. Desde o início da semana os aliados do ex-governador paulista condicionavam a realização das prévias a um quórum reduzido.
"Sempre defendi as prévias, mas é preciso que elas sejam feitas de forma organizada", disse Quércia. O que o ex-governador temia é que houvesse fraude, caso as eleições internas fossem feitas com quórum ampliado, como pretendia a cúpula do partido.
Quércia estava em campanha na Federação dos Trabalhadores na Indústria de Construção e Mobiliário de São Paulo, onde apresentou um pré-programa de governo (leia reportagem abaixo), quando foi informado pelo deputado Alberto Goldman (PMDB-SP) que o partido decidira votar a realização das prévias com quórum reduzido.
Por volta das 13h30, Goldman afirmou que a aprovação dependia dos quercista. O ex-governador disse a seus aliados para votar a favor.
Após a divulgação do resultado, Quércia disse ter garantida a vitória. "Sairei vitorioso e com a certeza de que quem perder cumprirá o compromisso de apoiar o vencedor", disse Quércia. "Quem tem medo de prévia não pode ser candidato a nada", afirmou.
O deputado João Leiva, aliado de Quércia, disse que "quem teme as prévias são os caciques e não os índios".
"Era o que queríamos", disse o quercista José Machado de Campos Filho, pré-candidato do PMDB paulista ao Senado. "A forma escolhida pelo partido vai permitir a vitória de Quércia e garante a unidade do partido", afirmou.
Ontem, o ex-governador deu indícios de que se considera traído pelo senador José Sarney, seu adversário na prévia.
"Havia um entendimento entre nós no sentido de que o candidato seria eu", disse Quércia. "Ele (Sarney) foi um dos maiores incentivadores de minha candidatura", afirmou.
Quércia também afirmou que o candidato a vice deverá sair do próprio PMDB. Segundo ele, "as alianças só deverão ocorrer no segundo turno".

Texto Anterior: Quercistas vencem e impõem prévia restrita
Próximo Texto: Vidente 'prevê' vitória de Sarney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.