São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretórios paulistas repudiam aliança

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Dezenove diretórios do PSDB da região centro-oeste de São Paulo aprovaram nota manifestando "repúdio e indignação" ao provável acordo do PSDB com o PFL em torno da candidatura de Fernando Henrique Cardoso.
"Na vida real, ratos só parem ratos, nunca montanhas", diz o manifesto, referindo-se ao PFL. O documento foi enviado ao presidente do PSDB, Tasso Jereissati.
Cópias do manifesto foram enviadas também aos diretórios, prefeitos e vereadores do PSDB de São Paulo. O deputado Tuga Angerami (PSDB-SP), idealizador do movimento, quer mobilizar o PSDB paulista contra o acordo.
Cresce em todo o país a reação de setores do PSDB à aliança com os pefelistas. Os diretórios do Espírito Santo e Brasília também rechaçam o acordo –com isso, eleva-se a oito o número de diretórios regionais contrários.
Também discordam da aliança os diretórios da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Piauí e Tocantins. Os tucanos baianos e catarinenses ameaçam trocar FHC por Lula.
Os prefeitos de Natal, Aldo Tinoco Filho; Salvador, Lídice da Mata; e Teresina, Wall Ferraz, já trabalham com a possibilidade de apoiar Lula.
O prefeito de Vitória (ES), Paulo Hartung, também se rebelou. Hartung esteve ontem em Brasília para manifestar sua insatisfação. Ele almoçou com o deputado Jutahy Magalhães Júnior (BA), principal articulador do movimento de resistência aos pefelistas.
No Piauí, o deputado federal Paulo Silva também ameaça votar em Lula, caso o PSDB tente impor aos tucanos o acordo com o PFL. Segundo Marcos Tenório, seu chefe de gabinete, todo o PSDB piauiense rechaça a aliança.
Segundo o deputado Sigmaringa Seixas (PSDB-DF), oito dos 11 diretórios zonais de Brasília já se manifestaram contra a coligação. Ele também discorda da forma como esse acordo vem sendo articulado, sem consultas ao partido.

Texto Anterior: Deputado baiano pressiona presidenciável
Próximo Texto: Lula quer apoio de pequenos empresários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.