São Paulo, quinta-feira, 7 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assessores são ex-alunos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os demais diplomatas que Rubens Ricupero levou para o Ministério da Fazenda são Sérgio Danese, Débora Vainer Barenboim, Marcos Galvão e José Estanislau do Amaral Souza Neto.
Sérgio Danese, 39, novo porta-voz, foi aluno do ministro no Instituto Rio Branco.
Paulista, formado em Letras pela USP e com mestrado na Universidade do México, começou a trabalhar com Ricupero de dezembro de 1981 a abril de 1987, no Itamaraty e na Presidência da República, durante o governo Sarney.
Em setembro do ano passado, passou a assessorar Ricupero no Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal.
Danese serviu na embaixada do Brasil em Washington de 1987 a 1990. Entre 1990 e 1992 serviu no México e, entre julho de 1992 e setembro de 1993, trabalhou na Secretaria Geral do Itamaraty.
Ele é casado com Débora Vainer Barenboim –assessora parlamentar do novo ministro da Fazenda– e tem duas filhas. Danese coordenará as relações do ministro e da equipe econômica com a imprensa.
Débora Vainer Barenboim, 44, também foi aluna de Ricupero no Rio Branco. Acompanha Ricupero desde setembro de 93, quando assumiu o cargo de assessora parlamentar no Ministério do Meio Ambiente.
Formada em Letras pela USP, ingressou na carreira diplomática em 81. Primeira-secretária do Itamaraty, serviu na embaixada do Brasil em Washington –durante a gestão de Marcílio Marques Moreira–, no México e no Itamaraty.
A subchefia de gabinete estará aos cuidados de um outro ex-aluno do ministro, o diplomata Marcos Galvão, 35. Primeiro-secretário do Itamaraty, Galvão é formado em Relações Internacionais, com mestrado na American University.
José Estanislau do Amaral Souza Neto, 38, é outro ex-aluno do ministro. Será assessor de gabinete. Paulista, formado pela Getúlio Vargas, Souza Neto trabalhou com Ricupero durante o governo Sarney, e em Genebra, onde atuou junto ao GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio).

Texto Anterior: Secretário da Receita debate Imposto Único hoje na Folha
Próximo Texto: Ricupero recusa idéia de gatilho salarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.