São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vieira abandona candidatura e vai apoiar FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Vieira abandona candidatura e vai apoiar FHC
O PTB deve se integrar à aliança PSDB-PFL na próxima semana. O presidente do partido, senador José Eduardo Andrade Vieira, desistiu de disputar a Presidência.
Andrade Vieira vai comunicar sua desistência à bancada federal do PTB e aos governadores do partido na próxima terça-feira.
"Minha candidatura foi assumida pela Executiva Nacional do PTB. Não posso abandoná-la sem consultar o partido, mas eu contava formar uma aliança em torno do meu nome e acho que o quadro ficou difícil com a adesão do PFL ao PSDB", disse ele ontem.
Andrade Vieira já comunicou sua decisão ao candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, cabeça de chapa da aliança.
Em troca, ele deve ganhar do PSDB o apoio à sua candidatura ao governo do Paraná, cujo diretório local já havia fechado acordo com o candidato do PDT, Jaime Lerner.
"Acho que o apoio ao Jaime, hoje, prejudica mais o partido do que ajuda", disse o secretário-geral do PSDB, Sérgio Motta.
A aliança com o PTB dificulta a aproximação do PP. O presidente do partido, Álvaro Dias, também cobra do PSDB apoio à sua candidatura ao governo do Paraná para aderir à aliança pró-FHC.
Programa de governo
O PFL definiu ontem os membros da comissão encarregada de formular um programa de governo conjunto com o PSDB.
O deputado Gustavo Krause (PE), ex-ministro da Fazenda de Itamar, vai coordenar o grupo.
Também faz parte da lista o economista Daniel Dantas, que chegou a ser cogitado para ocupar o Ministério da Economia no governo Collor. Ele é ligado a Antônio Carlos Magalhães.
Completam a lista Paulo Rabelo de Castro, Paulo Guedes, Mauro Salles, Nilton Molina, Roberto Procópio Lima Netto e Thomás Pompeu Magalhães.
O PSDB ainda não indicou seus nomes. Dentro do partido, cresce a idéia de que os tucanos devem primeiro fazer um programa próprio para depois negociar com o PFL e com o PP e PTB. (Tales Faria e Gabriela Wolthers)

Texto Anterior: Questão da moratória pode gerar nova crise
Próximo Texto: Intelectuais buscam adesões à candidatura de ex-ministro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.